videiras frutificas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
VIDEIRAS FRUTÍFERAS


teu amor por mim é mais doce do que o mel e tua misericórdia é nova a cada dia...é por isso que eu te louvo é por isso que te sirvo é por isso q te dou o meu amor...

dependencia do senhor
nada pode substituir a presença do senhor na nossa vida
nada pode substituir a presença da mãe na vida do filho na vida do marido

salmo 128

1. INTRODUÇÃO
A uva é um dosfrutos mais deliciosos da terra. Este fruto pode ser branco, verde, amarelo, rosado, vermelho ou azulado, de acordo com a sua variedade. Há mais de 10 mil variedades de uvas. Dela se extrai um suco, que pode ser tomado como refresco ou como vinho, se for fermentado. Pode ser simplesmente chupado suavemente.
A uva nasce em videiras, que podem ser cultivadas amplamente, formando vinhedos, que podemdurar até 150 anos. A terra prometida a Israel é uma terra de videiras e figueiras (Deuteronômio 8.8).

O cultivo da videira demanda cuidado constante, para que o fruto não se degenere.
Ter uma videira e uma figueira (1Reis 4.25; Miquéias 4.4; Zacarias 3.10) era sinal de paz e prosperidade.
Por isto, plantar vinhas e tomar do seu fruto é sinônimo de progresso e esperança no futuro (2Reis19.9; Salmo 107.37; Isaías 37.30; 65.21; Jeremias 31.5 e 35.7; Ezequiel 28.26; Amós 9.14); Israel é uma videira (Isaías 5.1-5). A igreja é uma videira.
É por isto que uma boa esposa é comparada a uma videira frutifera.

No contexto da época, o salmo 128 eleva a mulher. Por esse mesmo tempo, Aristóteles dizia que a mulher era inferior ao homem por natureza. Na Grécia antiga, as mulheres casadaseram mantidas reclusas num compartimento da casa e não podia aparecer em público, especialmente quando o marido recebesse alguém.

Diferentemente, o salmo 128 exalta a mulher-esposa como uma videira frutífera. Como traduzir esta imagem do mundo rural antigo, como o de Israel, para um mundo urbanizado, como o nosso?

2. VIDEIRA QUE DEUS PLANTA

Falar de como a videira é plantada...

Seolhamos para a ordem da criação, lemos que a mulher foi criada já como esposa.
(Gênesis 2.18, 21-24)

Quando o poeta compara uma esposa a uma videira frutífera, está retomando o desejo nascido no coração de Deus.

A mulher pode ser pensada como uma videira que Deus planta, com uma missão: alimentar com seu fruto o homem-esposo, e, por extensão, o ser humano.

De igual modo, o homem pode serpensado como o tronco necessário nascido para uma missão: servir de suporte para que a videira cresça.

Em certo sentido, homem e mulher se bastam a si mesmos, e seria um equívoco ficar só nesta perspectiva, porque ambos têm uma missão: a vida conjugal é para abençoar outras vidas.

Sim, podemos pensar na mulher como uma videira que Deus planta.
Volta-te para nós, o Deus dos Exércitos! Dosaltos céus olha e vê! Toma conta desta videira, da raiz que a tua mão direita plantou! (Salmo 80.14-15a).

A valorização da mulher chega ao seu clímax no Novo Testamento. Uma situação o ilustra bem: a lei judaica estabelecia padrões diferentes para a concessão do divórcio a homens e mulheres. Para o homem, qualquer razão era uma razão. Para as mulheres, não havia razão alguma. Jesus, que tinhadiscípulos e discípulas, deixou bem claro que o casamento devia ser, como preconizava a lei, indissolúvel para maridos e esposas, não apenas para as esposas (Marcos 10.1-12).
A mulher é tão valorizada pelo cristianismo, essencialmente uma religião feminina desde os primórdios e até agora, que a Bíblia a emprega como símbolo (esposa, noiva) para a igreja. Jesus é o noivo (ou esposo). A igreja é anoiva (ou esposo).
O convite escatológiaco soa eloqüente: Regozijemo-nos! Vamos alegrar-nos e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou. (Apocalipse 19.7; cf. Apocalipse 21.9; Apocalipse 22.17)

PALAVRA DE SALVAÇÃO
Jeremias 1.5
Romanos 10.7ª10



3. PARA SER VIDEIRA QUE FRUTIFICA
As mulheres são videiras e devem ser videiras frutíferas....
tracking img