Vide bula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema:Potencialidades e Vulnerabilidades dos Instrumentos de Planejamento Ambiental
Título : Vide bula.
A adoção de Instrumentos de Planejamento Ambiental tem sido considerada como remédio, pelosmais diversos segmentos de mercado, para fazer frente à dor de cabeça do desafio de compatibilizar negócio e sustentabilidade no próximo decênio.
Podemos enumerar alguns princípios ativos nelescontidos que contribuem para clarear a visão quanto ao tratamento das condições ambientais do planeta.
A primeira indicação a se considerar é o da Legislação Ambiental aplicável.
Considerando a lei comodirecionador seguro de ações alinhadas ao bem estar da coletividade, em essência é quem poderá colocar, em trilhos éticos, o pensamento empresarial capitalista, ávido pelo lucro “do hoje”, no caminho deuma sistemática ação normativa crucial na efetivação de um projeto de desenvolvimento sustentável. O que já nos leva à segunda indicação de Planejamento Ambiental: Projetos.
Inseridos nas práticascorporativas de alto desempenho, Projetos e seus corolários: os Planos e Programas têm alimentado aqueles que neles se envolvem e deles dependem com a sensação de alívio de um caminho traçado e cujosresultados ambientais poderão ser percebidos ao término de um prazo definido. No entanto, convive em paralelo com uma cultura gerencial de recaída na tentação da troca do resultado programado peloresultado imediatista decorrente da concorrência em seu segmento. Daí, o risco de epidemias de “greenwashing” graçando no mercado.
Indicações mais específicas existem, também, para a abordagem ambientalcom base em uma dinâmica institucional em favor da sustentabilidade como a definição de uma Avaliação de Impacto Ambiental ou Ambiental e Estratégica, práticas de gestão que canalizam a consolidaçãodas estruturas organizacionais de forma a torná-las menos suscetíveis a constantes e casuísticas recaídas ou a efeitos colaterais.
E como reflexão final, os já batidos chamamentos à Participação e...
tracking img