Vidas secas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vidas Secas – Graciliano Ramos

Personagens:
Fabiano –
Sinhá Vitória –
Filho maior –
Filho menor –
Baleia –
Soldado amarelo –
Patrão –

Mudança (slide)

( Sinhá Vitória anda com o filho “dependurado” na barra da saia, o baú de folha na cabeça, Fabiano com a cuia pendurada numa correia presa no cinturão e a espingarda no ombro)
Narrador – A fome lhes atacava o estomago, ashoras contínuas de caminhada estava fazendo seus efeitos com um cansaço sobre-humano, não avistava-se uma única sombra ordinária, a folhagem dos juazeiros parecia longe, através dos galhos secos da caatinga.

(O menino mais velho e a cachorra atrás, o menino senta no chão e começa a chorar.)
Fabiano – Anda condenado do diabo! - (grita o pai, cutuca- o com a bainha da faca, o filho esperneiaencolhido, acalma-se e deita no chão e dorme, Fabiano espera, chama-o sacode mas não adianta, pragueja) – Anda excomungado! - ( coloca ele nas costa e o carrega- o, caminho a fora.)

Narrador – Ainda na véspera da mudança eram em seis, contando com o papagaio, que morrera de fome na areia do rio onde haviam parado para descansar, e depois serviu para saciar aquela fome agonizante, Baleia sentiafalta do amigo mudo, que não haveria deixar de ser já que a família pouco falava, mas não lembrava-se do ocorrido – (depois de um tempo avistam uma casa, entraram analisaram-na e ali instalaram-se, Baleia sai e volta com um preá, Sinhá pega as panelas, Fabiano ascende uma fogueira, comem e dormem.)

No dia seguinte... (slide)

(Fabiano chega em casa e vai ao quintal senta-se e começa a fumar.)Fabiano – Fabiano você é um homem!
Narrador – Conteve-se se os pequenos ouvissem-no falar sozinho iriam impressionar-se, e pensando bem, ele não era homem era só um cabra ocupado em guardar as coisas dos outros. Queimando, vermelho, olhos azuis, barba e cabelo ruivos, mas como vivia em terra alheia encolhia-se e julgava-se cabra. Corrigiu-se:
Fabiano – Você é um bixo, Fabiano.
Narrador –Apossara-se de uma casa porque não tinha onde cair morto, viera a trovoada e com ela o fazendeiro. – (Fazendeiro aparece gritando com Fabiano, que se assusta.)
Fazendeiro – Ê! Mas o que, que vossemecê ta fazendo cá pressas banda nas minha terra?! Pode cata suas troxa antes que eu chame a puliça!
Fabiano – Calma senhô, achei que essas terra era de ninguém, não sabia que tinha dono não, tava tudo vazioquando nóis chego!
Fazendeiro – É mas tem dono, e não quero ninguém aqui não, só o que me faltava fazer caridade...
Fabiano – To carecendo disso não, mas posso trabaia, sei cuida dos bixo, se a terra for boa minha muié ajuda a pranta.
Fazendeiro – No final do mês então eu venho pra nos acertar. – (Fazendeiro vai embora e Fabiano senta-se novamente.)
Narrador – Agora Fabiano era vaqueiro, eninguém o arrancaria dali. Chegou como bixo, se entocou como bixo, mas criou raízes, estava plantado. Olhou as quipás, os mandacarus e os xiquexiques. Era mais forte que tudo isso, era como as catingueiras e baraúnas. Ele Sinhá Vitória, os dois filhos estavam agarrados à terra.
Entristeceu, considerar-se plantado em terra alheia!Engano a sina dele era correr mundo como um judeu errante, ahava-se alipassageiro era hóspede. Um vagabundo empurrado pela seca.
( Estala os dedos e chama baleia, que vem ao seu encontro, acaricia seu pelo e fala):
Fabiano – Você é um bixo Baleia.
Narrador – Vivia longe dos homens sempre dera-se melhor com os animais...
( O filho maior aproxima-se e pergunta):
Filho M – Pai porque que o boi faz aquele som?
( Fabiano fica um tempo boquiaberto e depoisresponde):
Fabiano – Osh menino vai caçar o que fazer e vê se para de conversê! Ta ficando enxerido, curioso. Esses capetas tem idéias...
Narrador – Fabiano dava-se bem com a ignorância. Tinha o direito de saber? Tinha? Não tinha.
Fabiano – Está ai.
Narrador – Se aprendesse qualquer coisa, necessitaria aprender mais, e nunca ficaria satisfeito. Lembrou-se do seu Tomas da Bandoleira, dos homens do...
tracking img