Vidas secas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VIDAS SECAS

O Autor Graciliano Ramos retrata nesta obra a vida se um homem nordestino, que nas ce condenado as imposições duras da terra, vivendo sob ameaça continua do sol. Preocupasse sobretudoem fixar a dolorosa realidade do sofrimento do homem nordestino.
E o moderno romancista regional fiscou a paisagem e homem do norte, sentindo –lhe ao problemas e a luta.
Em “Vidas Secas”Graciliano Ramos cita o drama que quase sempre presente no regional nordestino, percebe-se a preocupação da mae querendo saber o destino dos filhos, nas esperança de que fosse melhor do que as dos adultos.Ela própria e a do marido.
Fabiano, Sinhá Vitória dois filhos uma cachorra e um papagaio, resolveram abandonar o lugar onde moravam e seguir suas vidas em frente , viajando pelo deserto nordestinoeles encontraram muitas dificuldades , a filha mais nova não aguentou a viajem e caiu , não podia mais andar . Fabiana pensou até em abandona-la com os bichos, mais como tinha um coração bom resolveucarrega-la nas costas.

RESUMO:
O romance “Vidas Secas” narra o episódio de uma família de retirantes em busca de um lugar que lhes ofereça meios de melhorar suas condições de vida. Essa família écomposta por Fabiano, homem humilde e trabalhador; Sinha Vitória, esposa resignada e fiel; o Menino mais novo e o Menino mais velho, crianças inocentes, representantes do anonimato social ; além dacachorra Baleia, animal que se humaniza em relação à dura realidade por que passa Fabiano e sua família. Durante um longo percurso por um caminho que parece interminável, os personagens enfrentamatrocidades várias, entre as quais, a fome, a sede e a falta de um lugar onde pudessem se estabelecer. Depois de andarem muito, os retirantes encontram uma casa que parecia abandonada. Eles se aproximam eentram nela, mas logo chega o dono, para quem Fabiano, depois de oferecer seus préstimos , começa a trabalhar, sendo vítima da seca, sua maior antagonista, e da exploração por parte do proprietário...
tracking img