vidas secas

Páginas: 2 (336 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2014
ROTEIRO PARA ANÁLISE DA OBRA VIDAS SECAS


“Vidas Secas denuncia as condições desumanas em que vivem os retirantes da seca nordestina, sem que percam o fio tênue de esperança de alcançararealização existencial”.


1. Em Vidas Secas, Graciliano Ramos não se dirige aos filhos de Fabiano e Sinhá Vitória por seus nomes. Por que isso ocorre? Qual a condição das criançasneste romance?Explique como elas são tratadas na história e exemplifique utilizando algum trecho.

2. O primeiro e último capítulo tem uma mesma abordagem: a questão da mudança. O que amudança representa para ospersonagens do livro?

3. Na narrativa fica muito clara a submissão de Fabiano àquele que detêm o poder. Cite duas situações em que essa submissão ocorre e justifique.4. Em Vidas Secas, após tervencido as dificuldades postas no início da narrativa, Fabiano afirma: “Fabiano você é um homem...” Corrigi-se logo depois: “Você é um bicho, Fabiano.” Emseguida, encontrando-se com a cadelinha, diz:“Você é um bicho, Baleia.”
Ao chamar a si mesmo e a Baleia de bicho, Fabiano estabelece uma identificação com ela. Na leitura de Vidas Secas, podem-seperceber vários motivos para essa identificação. Citedois desses motivos.

5. Comente sobre a importância da seca para a narrativa.

6. O que a impotência verbal da família de Fabianodemonstra? De que forma ela interfere na narrativa?

7. Com queobjetivo Graciliano Ramos empregou o discurso indireto livre e o narrador onisciente na maior parte do livro?

8. Este livroretrata fielmente a realidade brasileira não só da época em que o livrofoi escrito, mas também dos dias de hoje tais como injustiça social, miséria, fome, desigualdade e seca, o que nosremete a idéia de que o homem se animalizou sob condições sub-humanas desobrevivência. Há animalização e humanização o tempo todo na narrativa. Dê dois exemplos de passagens em que isso ocorre.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vidas Secas
  • Vidas Secas
  • Vidas Secas
  • Vidas Secas
  • VIDAS SECAS
  • Vidas Secas
  • vidas secas
  • vidas secas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!