Vidal de la blache

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ratzel e a Antropogeografia
A Geografia de Ratzel foi algo marcante, pois a Alemanha passava por uma transição muito importante, viu que se Ratzel seria um grande intelectual ligado ao estado e aoimperialismo.
No seu principal livro, Ratzel defendia a influência das coisas naturais sobre o Homem, onde a natureza teria uma grande importância significativa, onde o Homem é dependente dela.Ratzel defende a idéia que o território é o trabalho e a existência de uma sociedade, então ele parte para o ponto de transformar o território em estado. As colocações de Ratzel eram praticamente sobre oexpansionismo, onde ele dependia que a perda de território era a decadência de uma sociedade. O estado sobre o espaço, e onde a natureza serve de suporte para a vida humana.
Vidal de La Blache e aGeografia Humana
A França tem um grande papel também na Geografia através de Paul Vidal de La Blache. Era outra escola da Geografia que era contrária das colocações de Ratzel. A França passava por ummomento frágil, com uma revolta burguesa nas mãos e do socialismo militante se iniciando, além das guerras territoriais que estavam acontecendo na época.
A Geografia na região francesa se desenvolveuapós a queda do Segundo Império de Luís Bonaparte. A guerra tinha se tornado uma justificativa que impulsionou o crescimento da Geografia através do expansionismo, de institutos de Geografia e deGrandes autores como Vidal de La Blache. Ele trazer para a França, a mesma importância que a Alemanha teve com a Geografia.
Uma diferença notória entre Ratzel e Vidal, é que Ratzel puxava para o lado doautoritarismo e Vidal puxava para o lado do liberalismo. Vidal criticou duramente as idéias de Ratzel sobre a não valorização humana, mas defendia a idéia que a Geografia pertence aos lugares e nãoaos homens. A Geografia francesa fazia frente a Geografia Geopolítica de Ratzel.
Vidal vem com uma postura Relativista, enquanto Ratzel se preocupava com uma visão Naturalista. Se percebia que estava...
tracking img