Vida e pensamentos de socrates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual Deputado Simão da Cunha
Curso – Pós Médio Magistério
Disciplina – Filosofia da Educação
Professora – Eliane Aparecida da Silva
Turma – Mag I
Data – 14/06/2011
Aluna
• Verônica Guedes dos Santos

Sócrates

INDICE:

• Capa.................................................................... 1
•Índice................................................................... 2
• Introdução............................................................ 3
• Vida...................................................................... 4
• Ensinamentos....................................................5-6
• Obras.................................................................6-7
•Pensamentos.................................................... 7-8
• Teorias..................................................................9
• Curiosidades.........................................................9
• Conclusão............................................................10
• Bibliografia...........................................................10

INTRODUÇÃO

SócratesSócrates (469 – 399 a.C.) foi uma dos três maiores filósofos da Antiguidade, era um cidadão ateniense livre e viveu no período conhecido como Idade de Ouro de Atenas. Dedicou-se inteiramente à meditação e ao ensino filosófico, tinha o habito de caminhar pela cidade propondo diálogos aos cidadãos. Considerado o pai da Filosofia, seu pensamento marcou uma reviravolta na história humana,pois, ao contrario dos filósofos anteriores a ele (os pré-socráticos ou cosmológicos) que se limitava a explicar a natureza, Sócrates procurava abordar as questões humanas, com a preocupação de levar as pessoas, por meio do autoconhecimento (conhece-te a ti mesmo) à sabedoria e à prática do bem (perfeição da alma), e, ao contrario dos filósofos sofistas, que negavam a possibilidade de um conhecimentoverdadeiro, crendo apenas em verdades relativas, ele julgava mais importante à busca pelos princípios universais (verdades universais). Não deixou nenhum escrito; o que se sabe sobre ele deve-se a citações de seus discípulos.

Sua Vida
Filho de uma parteira e de um escultor, Sócrates nasceu em Atenas por volta de 469 a.C. Estudou a arte de seu pai e trabalhou comoescultor por algum tempo.
Adquiriu a cultura tradicional dos jovens atenienses, aprendendo música, ginástica e gramática. Prestou serviço militar e lutou nas guerras contra Esparta (432 a.C.) e Tebas (424 a.C.). Durante o apogeu de Atena, onde se instalou a primeira democracia de que se tem notícia, conviveu com intelectuais, artistas, aristocratas e políticos importantes. Convenceu-se de suamissão de mestre por volta dos 38 anos, depois que seu amigo Querefonte, em visita ao templo, em Delfos, ouviu do oráculo que Sócrates era “o mais sábio dos homens”.
Deduzindo que sua sabedoria só podia ser resultado da percepção da própria ignorância, passou a dialogar com as pessoas que se dispusesse a procurar a verdade e o bem. Não se sabe ao certo quem foram seus professores defilosofia. O que se sabe é que Sócrates conhecia as doutrinas de Parmenides, Heraclitus, Anaxagoras e dos Sofistas. Sócrates serviu no exército e lutou bravamente na Guerra da Peloponeso e em várias outras batalhas. Desde jovem Sócrates ficou conhecido pela sua coragem e também pelo seu intelecto. Sócrates viveu durante os anos dourados de Atenas. Ele era casado com Xanthippe e teve três filhos.Sócrates ensinava filosofia voluntariamente e passava horas discutindo com os cidadãos de Atenas.  Ele nunca cobrou por aulas. Ensinava em lugares públicos e argumentava com qualquer pessoa que o escutasse ou que se submetesse a suas perguntas. 
Em meio ao desmoronamento do império ateniense e à guerra civil interna, quando já era septuagenário, Sócrates foi acusado de desrespeitar...
tracking img