Vida e obra Willian Thonson ou Kelvin

910 palavras 4 páginas
Colégio Estadual Divino Pai Eterno.

Lâmpada de Davy, Inversão térmica e Efeito Estufa.

Trindade, maio/2014.
Nome: Natály Jordana nº: 32.
Kamilla Andrade nº: 23.

Utilização da Lâmpada, Conceitos de inversão térmica e efeito estufa.

Trabalho transcrito por alunas do 2º ano C, sob orientação do professor Wáthson, para a obtenção de nota parcial da matéria de Física.

Trindade, maio/2014.
Sumário

Introdução .......... 3
Lâmpada de Davy .......... 4
Inversão térmica .......... 4
Efeito Estufa .......... 5
Forma de Propagação do Efeito Estufa .......... 5
Consequências do Efeito Estufa .......... 6
Conclusão .......... 7
Bibliografia .......... 7

Introdução

Neste trabalho será apresentado um pouco sobre a Lâmpada de Davy, sobre Inversão Térmica, e um pouco sobre o grande problema que perturba o mundo todo – O Efeito Estufa.
Espero que surpreendamos o professor.

Boa leitura!

Lâmpada de Davy
A lanterna ou lâmpada de Davy é uma lanterna de segurança inventada pelo cientista cornualhês Humphry Davy para evitar as explosões causadas pela ignição do metano em minas de carvão. Apresentada à Real Sociedade de Londres em 1815, a lanterna ou candeeiro de petróleo tem a chama protegida por uma fina tela metálica, que impede que a chama se propague. Uma versão moderna desta lanterna é usada para o transporte da Chama Olímpica.

Inversão Térmica

Inversão térmica é uma camada atmosférica de milhares de metros de espessura que ocorre no topo da camada limite planetária (CLP), a uma altitude da ordem de 1 km sobre áreas continentais, e onde o gradiente térmico (gradiente vertical da temperatura do ar) decresce com a altura, numa razão inferior a 10 graus por km (gradiente adiabático).

Princípios da inversão térmica

O fenômeno da inversão térmica, capaz de confinar grandes quantidades de poluentes numa estreita camada da atmosfera, é um fenômeno em que a convecção natural é dificultada pela inversão do gradiente de temperatura em função da

Relacionados