Vida e obra de rené descartes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2111 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 15 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BIBLIOGRAFIA

http://compartilhandoecriandoinformacao.blogspot.com/2008/01/discurso-do-mtodo-ren-descartes.html, dia 6 de outubro de 2010 às 17:00 h.

DESCARTES, René. Descartes - Os Pensadores. Rio de Janeiro: Ed. Victor Civita, 1983.

http://www.infoescola.com/filosofos/rene-descartes, dia 5 de outubro de 2010 às 13:50 h. Autor (a): Thais Pacievitch.

A VIDA E A OBRA DE RENÉ DESCARTESOs Descartes constituíam uma família de burgueses radicados na região de Tours e Poitiers e dedicados principalmente ao comercio e à medicina. Ligando-se aos Sain e os Brochard, tornaram-se proprietários de terras e ascenderam socialmente. Tanto que Joachim Descartes, que era um advogado e casado com Jeanne Brochard, passará a ostentar o título de conselheiro do rei no parlamento da bretânia.Com esse titulo ele é identificado na ata de batismo de seu filho Renatus Cartesius, mais conhecido como René Descartes, nascido em La Heye, na Touraine em 31 de março de 1596.
De saúde frágil, René passou o inicio da infância sob os cuidados da avó, Jeanne Sain, pois perdera sua mãe pouco tempo depois de ter nascido. E, chegando o momento de começar os estudos, o pai o enviou em 1606, ao jácélebre colégio jesuíta de La Flèche, era um estabelecimento de ensino recente, mais logo transformado em uma das mais renomadas escolas da Europa. Os Jesuítas o haviam criado em 1604, sob a proteção de Henrique IV, que para essa finalidade doou-lhes um palácio e amplos recursos. O colégio recebeu o nome de Colégio Real e o Soberano decidiu que, quando morresse o seu coração deveria ser transladopara lá, e ser depositado em sua capela, fato ocorrido em maio de 1610, e o jovem Descartes esteve presente às solenidades.
O ensino em La Flèche despertou decepções e esperanças: (citação do Discurso “O Método” que foi um tratado matemático e filosófico feito pelo René e publicado no ano de 1637 ) ”Eu estava num dos mais célebres colégios da Europa, onde pensava que deveriam existirhomens sábios se eles existissem em algum lugar da terra”, mas essa expectativa viu-se ser frustrada:”Alimentei-me de letras desde a minha infância, e, devido ao fato de me terem persuadido de que por meio delas podia-se adquirir um conhecimento claro e seguro sobre tudo o que é útil à vida, tinha extremo desejo de aprendê-las. Porem, assim, que terminei todo esse curso de estudos, ao fim do qualcostumava-se ser recebido na fileira dos doutores, mudei inteiramente de opinião”.
O desencanto de Descartes não se referia ao sistema de ensino de La Flèche nem aos seus mestres, pelo contrario, por estes conservou a estima, e recomendava La Flèche aos pais. A decepção de Descartes fora causada pelo próprio conteúdo dos ensinos que recebera que exprimiam uma cultura sem fundamentosracionalmente satisfatória e vazia de interesse para a vida. O que decepcionou as “letras”, As Litterae Humaniores, as chamadas “humanidades” no qual ele avidamente se alimentou no curso de La Flèche (de 1606-1614) e depois nos estudos de Direito em Poiters(de 1614-1616). Em La Flèche onde o latim era a única língua admitida e Cícero o autor mais lido, a base de estudo era lectio, ou seja, a leitura ea explicação de um texto antigo, completada por uma repetição que tinha por objetivo de afastar quaisquer duvida; finalmente a “Erudição” deveria enriquecer as noções recebidas, apoiando-as em diversas informações(sobre história, geografia...) esse procedimento pedagógico aplicava-se inicialmente às ciências de erudição (estudo de línguas antigas, latim, grego, “fabulas”) num segundo estagio oaluno era levado a estudar eloqüência, poesia e teologia; por fim, as ciências que naquela época era designadas genericamente pelo nome de filosofia (lógica, física, metafísica e moral) e as que seriam aplicações dos princípios filosóficos (medicina e jurisprudência) certo é que, em La Flèche, Descartes recebeu uma educação impregnada de profundo espírito religioso e imbuída de um civismo que...
tracking img