Vida e obra de platão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A palavra filosofia é de origem grega e significa amor à sabedoria. Ela surge desde o momento em que o homem começou a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo, buscando uma solução para as grandes questões da existência humana. Os pensadores, inseridos num contexto histórico de sua época, buscaram diversos temas para reflexão. A Grécia Antiga é conhecida como oberço dos pensadores, sendo que os sophos (sábios em grego) buscaram formular, no século VI a.C., explicações racionais para tudo aquilo que era explicado, até então, através da mitologia.
No período Clássico (séculos V e IV a.C.), na Grécia Antiga foram de grande desenvolvimento cultural e científico. O esplendor de cidades como Atenas, e seu sistema político democrático, proporcionou oterreno propício para o desenvolvimento do pensamento. É a época de Sócrates.
Sócrates começa a pensar e refletir sobre o homem, buscando entender o funcionamento do Universo dentro de uma concepção científica. Para ele, a verdade está ligada ao bem moral do ser humano. Ele não deixou textos ou outros documentos, desta forma, só podemos conhecer as idéias de Sócrates através dos relatosdeixados por Platão. 
Platão foi discípulo de Sócrates e defendia que as idéias formavam o foco do conhecimento intelectual. Os pensadores teriam a função de entender o mundo da realidade, separando-o das aparências. 

2. METODOLOGIA
Para a elaboração desse estudo foi utilizado a pesquisa bibliográfica com base em livros e documentos encontrados na internet sobre a vida do filósofogrego Platão. A pesquisa bibliográfica é aquela que compreende o universo de trabalhos teóricos desenvolvidos em campos como o da filosofia, sociologia, antropologia e etc.

3. RESULTADOS OBTIDOS DA PESQUISA

3.1 Platão
Aristóteles mais conhecido como Platão por sua aparência como ter o porte atlético ou ter os ombros largos. Nasceu em 428 ou 427 a.C e faleceu em 348 ou 347a.C aproximadamente, na cidade de Atenas. Platão estudou assim como os outros jovens aristocratas, tendo aula de retórica, musica, matemática e ginástica. Como tradição familiar ele deveria seguir o ramo da política, porém a forma como foi governando Atenas por imposição de Esparta fez com que ele se afastasse e de acordo com as idéias dele, havia outra forma para se obter a cidade modelo.Ele passou oito anos de sua vida sendo discípulo e amigo de Sócrates e mais tarde, após a morte dele, se juntou com outros socráticos para junto de Euclides, em Mégara. Durante esses 80 anos de vida, ele também viajou para diversos lugares para se instruir, criou a Academia, onde ensinou suas idéias e formas de pensamento e criou obras que são conhecidas mundialmente até hoje, como por exemplo, omito da caverna, obra essa que ilustra um de seus maiores pensamentos em relação ao mundo das idéias e o mundo real.

3.1.1 Pensamento de Platão
Platão criou a Teoria das Idéias ou Teoria das Formas que propõe solucionar a tensão entre Heráclito onde o ser é a mudança, tudo está em constante movimento e é uma ilusão a estaticidade, ou a permanência de qualquer coisa; e Parmênides omovimento é que é uma ilusão, pois algo que é não pode deixar de ser e algo que não é, não pode passar a ser; assim, não há mudança.
Para Platão, o mundo real percebido pelos sentidos é uma apenas reprodução do mundo das Idéias. Cada objeto real, concreto que existe se une com todos os outros objetos que tem as mesmas caracteristicas de uma Idéia perfeita. Uma determinada arvore, porexemplo, terá determinadas caracteristicas (cor, formato, tamanho etc). Outra arvore terá outras caracteristicas, sendo ela também uma arvore, tanto quanto a outra. Isso faz com que as duas sejam árvores é, para Platão, a Ideia de arvore, perfeita, que esgota todas as possibilidades de ser arvore. A ontologia de Platão diz, então, que algo é o que é na medida em que participa da Ideia desse ser (...
tracking img