Vida e obra de piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Do Pardal Albino a Epistemologia Genética: contribuições DO PENSAMENTO PIAGETIANO aO DEBATE pedagógico

Sinara Socorro Duarte Rocha
Francisca Reis



A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formarmentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.
Piaget

Resumo

Este artigo pretende analisar as contribuições da teoria piagetiana para a teoria pedagógica abordando biografia, conceitos, pressupostos até as repercussões na de sua teoria na ação pedagógica. Trata-se de uma revisão de literatura, de caráter sucinto, acerca da obra piagetiana,destacando-se sua contribuição para a escola contemporânea.

Palavras Chaves: Jean Piaget. Biografia. Epistemologia Genética.


1. Introdução

Jean Piaget, especialista em psicologia evolutiva e
epistemologia genética, filósofo e educador, conhecido pelo seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil foi um dos grandes pesquisadores do Século XX quando se trata dacognição.





2. Jean Piaget: Vida e Obra

Sir Jean William Fritz Piaget nasceu em 9 de agosto de 1896, na cidade de Neuchatel, zona francófona da Suiça. Primeiro filho de Rebecca Jackson, uma dona de casa calvinista e Arthur Piaget, professor de literatura medieval da Academia de Neuchatel[1], vive a infância e adolescência tranquilas em uma família de classe abastada. Arthure Rebecca têm outros três filhos além de Jean, John, e duas irmãs, Madeleine e Martha (VIDAL, 2004). Em sua autobiografia, Jean Piaget vai atribuir a sua mãe um temperamento um tanto neurótico, o que pode ter influenciado seu interesse pela psicologia (MACEDO, 1994).
Jean Piaget era uma criança muito precoce para sua idade que desenvolveu o interesse por biologia e , tanto que aos 11 anosiniciou sua carreira cientifica ao documentar a presença de um pardal albino na praça de sua cidade. (PIAGET, 1907 apud SLOMP, 2008). O intuito do artigo, na verdade, era convencer o então diretor do Museu de Ciências Naturais de Neuchâtel, o naturalista Paul Codet, que o mesmo embora jovem, tinha uma grande capacidade de observação e poderia ser voluntário no Museu de História Natural de Neucahtel.Seu artigo de 3 parágrafos, embora curto foi publicado no Le Rameau de Sapin[2] do Club Jurassien, uma revista independente de divulgação cientifica de cunho popular da Suiça, teve epigrafe de Paul Godet, que posteriormente viria ser seu mestre durante parte de sua carreira acadêmica.
Voluntariamente Piaget trabalhou no museu de História Natural por quatro anos, como assistente e aprendiz deGodet, catalogando e estudando moluscos. Seu interesse nas ciências naturais continuaram a se desenvolver, tanto que antes de concluir a escola secundária (atual ensino médio) ingressa no "Clube dos Amigos da Natureza e em 1911 escreve os primeiros artigos sobre "taxionomia malacológica" para revistas especializadas, tornando-se um malacologista[3] de renome. Seu interesse por moluscos culminou com umatese de doutorado em Ciências Naturais (Biologia) sobre a taxonomia dos moluscos do cantão de Valais, em 1918, quando tinha 21 anos.
Diferentemente dos demais pesquisadores que se preocupavam com as respostas erradas das crianças, Piaget centrou suas ações na lógica infantil, ou seja, de que forma a criança esboçava seu pensamento, não importando o certo ou errado. Para Piaget, a chave para acompreensão do desenvolvimento intelectual humano não estaria no erro que as crianças cometem , mas como elas chegam no erro. Ficou claro para Piaget que o raciocínio infantil não era inferior ao raciocínio adulto, mas qualitativamente diferente. Deste ponto em diante, Piaget mudou completamente o foco de suas pesquisas, passando-se a se preocupar em responder ao seguinte questionamento: “Como...
tracking img