Vida e obra de Leonardo Botticceli

745 palavras 3 páginas
Trabalho de História Escola: EMEF Ernesto Dorneles
Aluno: Davi Machado de Andrade
Curso: 7º ano – Turma “B” – Manhã
Prof: Maritânia
Assunto: Vida e obras de Leonardo Botticelle

Botticelli (1445-1510) foi um pintor italiano. Considerado um dos maiores artistas do renascimento artístico da Itália. Algumas obras importantes de sua autoria: “O Nascimento de Vênus”, “A Adoração dos Magos" e "Inferno de Dante”.
Nascido em Florença, seu nome de batismo é Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi. Seu pai era um curtidor de peles. O nome Botticelli veio de seu irmão Giovanni, por conta do aspecto gordo do pintor.
Na adolescência trabalhou como ourives na oficina de Filippo Lippi. Aprendeu a arte de Masaccio e estudou com Andrea del Verrocchio. Abriu seu próprio ateliê com 25 anos.
Em 1841, participou da pintura da Capela Sistina, com os trabalhos “A Provocações de Moisés”, “A Tentação de Cristo”, “O castigo dos Rebeldes”. Importantes foram também “São Sebastião” (1473) e um afresco sobre Santo Agostinho.
Botticelli era protegido da família Médici, nobres que incentivaram diversos artistas no renascimento italiano. Quando os Médici foram expulsos de Florença, passou a pintar com maior intensidade, obras de cunho devocional: “A Natividade Mística” (década de 1490), “A Crucificação Mística” (c. 1496). Este último representava a intensa devoção religiosa de Botticelli.
Botticelli faleceu em 1510, e seu corpo foi sepultado na Abbazia Di Ognissanti, em Florença.
Mulheres de Sandro Botticelli
Um dos pintores de maior nome no Renascimento Italiano, Botticelli chama atenção pelo modo de retratar as mulheres, as santas, a deusas e a ninfas, mostrando o ideal de beleza de sua época.

Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, conhecido como Sandro Botticelli, nasce em 1º de março de 1445 em Florença. Não tinha como ser em outro lugar. Berço do renascimento cultural e de pintores como Donatello, a cidade também fora cenário de obras de grandes nomes da História

Relacionados

  • 9 Pp Arte Do Renascimento
    767 palavras | 4 páginas
  • Redações
    1076 palavras | 5 páginas
  • Estetica e história da arte
    17345 palavras | 70 páginas