Vida e obra de josé saramango , euclides da cunha, lima barreto, monteiro lobato, graça aranha, fernando pessoa

1972 palavras 8 páginas
José Saramago
(1922-2010)
José Saramago nasceu em Azinhaga no ano de 1922. Trabalhou como jornalista em vários jornais, entre eles o Diário de Lisboa, de que foi diretor, até partir e fixar-se definitivamente na ilha de Lanzarote, arquipélago das Canárias. A partir de 1975 passou a dedicar-se integralmente a literatura, mas foi após a publicação de Levantado do Chão (1980) que passou a ser considerado um grande nome da literatura em língua portuguesa contemporânea.
Declaradamente comunista e ateu, suas convicções fizeram-no abandonar Portugal. É considerado um dos escritores portugueses mais lidos e traduzidos no estrangeiro. Em 1991, ganhou o grande prêmio APE, com o romance O Evangelho Segundo Jesus Cristo; o Prêmio camões em 1996 por toda sua obra; e em 1998 ganhou o prêmio Nobel de Literatura.
José Saramago, ganhador do premio Nobel de literatura, é o responsável pelo efetivo conhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.
Alguns aspectos da obra de Saramago merecem especial atenção. Um dos mais significativos é, sem duvida, a tentativa de reintegrar o passado (A história do Cerco de Lisboa e Memorial do Convento exemplificam essa intenção). Referindo-se ao Memorial do Convento, romance ambientado no séc. XVIII e que retoma a construção do gigantesco Convento de Mafra, Saramago afirma que a obra “é uma reconstrução histórica a partir da ficção literária, porque toda narração está fundamentada no passado para compreender o presente”. E, com certeza, na outra extremidade do projeto literário de Saramago está a tentativa de uma releitura de Portugal contemporâneo.
A ficção de Saramago é construída sob a ótica dos fracos, dos humilhados, dos marginalizados.
Os homens e mulheres que formam a classe anônima da plebe também estão representados em diversos outros romances do autor, como na família de trabalhadores rurais de Levantando do Chão. A questão agrária sempre preocupou o escritor Português; significativamente é dele o prefácio do livro Terra,

Relacionados