Vida e obra de jean willian piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vida e obra de Jean Willian Piaget
Jean Willian Piaget nasceu no dia 9 de agosto de 1886, na cidade suíça de Neuchâtel, que significa Novo Castelo – uma cidade que embora pequena, com cerca de 30 mil habitantes, possui um bom potencial turístico e uma universidade reconhecida nacionalmente. Seu pai, Arthur Piaget, foi um conceituado professor de Literatura Medieval, ou seja, a veia intelectual eacadêmica do jovem Jean Willian não surgiu por acaso. Mas diferente de seu pai, o interesse do menino – considerado prodígio – foi inicialmente pela ciência natural, e logo aos 11 anos de idade publica seu primeiro artigo sobre suas observações de um pardal albino.
Ainda jovem Piaget ingressa na universidade de Neuchâtel – a mesma onde seu pai lecionava e passa a estudar biologia e filosofia.Alguns anos depois da mais uma prova de seu intelecto avançado, quando tinha 22 anos torna-se Doutor e Biologia, o que viria a influenciar suas teorias futuras, já que em seguida passa a se interessar profundamente pela mente humana. Muda-se para Zurique para desempenhar funções de psicólogo experimental e trabalhar em uma clínica como psiquiatra. É nesta passagem por Zurique que assiste a aulasministradas por Carl Gustavo Jung, psicanalista que trabalhou e foi discípulo de Sigmund Freud.
Em 1919 vai para Paris para trabalhar com Alfred Binet – conceituado psicólogo infantil que desenvolveu um teste de inteligência que futuramente serviria de inspiração para o famoso teste de QI. Piaget passa a lecionar no colégio Granz-Aux-Belle dirigido por Binet, onde percebe que crianças da mesma faixaetária cometiam erros semelhantes nos teste de inteligência de Binet, o que o leva a acreditar que o pensamento se desenvolve gradativamente. É aqui que começam seus estudos do desenvolvimento das habilidades cognitivas.
Em 1921 Jean Willian Piaget volta para a Suíça para tornar-se diretor de estudos do Instituto Jean-Jacques Rousseau na universidade de Genebra, e dois anos depois casa-se comValentine Châtenay, com quem tem três filhos: Jacqueline (1925), Luciene (1927), Lauret (1931), cujos comportamentos e desenvolvimentos foram estudados meticulosamente pelo pai cientista.

Piaget lecionou em diversas universidades por toda a Europa, e foi o único Suíço a dar aulas na universidade de Sourbone. Na França. Também fundou e dirigiu o centro Internacional para Epistemologia Genética,ate falecer no dia 16 de setembro de 1980 aos 84 anos, na cidade de Genebra que o homenageou com um busto em uma de suas mais belas e conhecidas praças. Este notável Suíço publicou mais de 500 artigos científicos e cerca de 100 livros, dos quais o mais prestigiado é a Epistemologia Genética.
Epistemologia genética
A obra de Piaget se trata da questão do desenvolvimento da inteligência e daconstrução do conhecimento. Por isso que ele batizou sua teoria de Epistemologia Genética.
Porque epistemologia é filosofia da ciência, a parte que estuda o fenômeno da ciência, do conhecimento E genética significa uma epistemologia da construção do conhecimento. Genética deve ser entendida não no sentido habitual, de cromossomos, mas de gênese, de evolução.
Conhecimento
Para Piaget, inteligência deveser definida como função, enquanto estrutura. Enquanto função, a inteligência, para Piaget, é uma adaptação. Os processos da inteligência tem a finalidade do sujeito sobreviver, adaptar-se ao meio, modificar o meio para adaptar-se melhor a ele. Isso é a função da inteligência.
Conceitos, Assimilação
Piaget retira o conceito da assimilação da Biologia e, em sua Psicologia assimilação significaque quando uma pessoa vai entrar em contato com o meio, com o objeto de conhecimento, ela retira desse objeto algumas informações e essas informações retidas, e são essas e não outras, porque existe uma organização mental.
Acomodação
Acomodação significa que as estruturas mentais-entende-se por estrutura metal a organização que a pessoa tem para conhecer o mundo é capaz de se modificar para...
tracking img