VIDA E OBRA DE JEAN PIAGET

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Jean Piaget, nasceu em 9 de agosto 1896, na Suíça, cidade de Neuchâtel, filho de uma família abastada e culta. Aos sete anos de idade, Piaget já revelava sua capacidade científica e, aos 10, publicaum artigo sobre o Pardal Branco, na revista da Sociedade dos Amigos da Natureza de Neuchâtel. Aos 11 anos, torna-se assessor do Museu de História Natural Local de sua cidade natal.

Desde o ensinoginasial, Piaget mostrava-se interessado por Filosofia e Psicologia, mas é em Biologia que ele se forma, em 1915. Em 1918, defende sua tese de doutorado sobre moluscos e inicia, em Zurique, estudossobre Psicologia, especialmente Psicanálise.

No ano seguinte, ingressa na Universidade de Paris, onde é convidado a trabalhar com testes de inteligência infantil. Em 1921, passa a fazer pesquisasdestinadas à formação de professores no Instituto Jean Jacques Rousseau, em Genebra. Em 1923, lança seu primeiro livro, intitulado A linguagem do pensamento da criança.
Em 1925, começa a lecionarPsicologia, História da Ciência e Sociologia, na cidade em Neuchâtel. Em 1929, passa a lecionar História do Pensamento Científico, em Genebra, e assume o Gabinete Internacional de Educação dedicado aestudos pedagógicos.
Na década de 30, escreve vários trabalhos sobre as fases do desenvolvimento por meio de observações diretas de seus filhos. Na década de 40, Piaget torna-se sucessor de Claperède eassume como professor-diretor, o Laboratório de Psicologia.

Em 1941, com a colaboração de alguns pesquisadores, publica trabalhos sobre a formação de conceitos matemáticos e físicos. Em 1946,participa da constituição da UNESCO, tornando-se membro do Conselho Executivo e assumindo, diversas vezes, a subdireção geral do Departamento de Educação.

Nos anos 50, publica a Epistemologia Genética,sua primeira tese sobre teoria do conhecimento. Em 1955, assume o lugar do filósofo Merleau-Ponty, lecionando na Universidade de Sorbonne Paris. No mesmo ano, na cidade de Genebra, Piaget funda o...
tracking img