Vida e obra de immanuel kant

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vida e Obra de Immanuel Kant
A filosofia de Immanuel Kant, considerado um dos pensadores mais influentes da Europa moderna e do último período do Iluminismo, situa a razão no centro do mundo. Elenasceu em 1724 na cidade de Königsberg, capital da Prússia Oriental (atual Kaliningrado, na Rússia). Sendo o quarto de nove filhos, passou grande parte da vida nas cercanias de sua cidade natal. Dospais luteranos recebeu uma educação religiosa e severa, baseada em princípios que pregavam uma vida simples, respeito e obediência à moral. Na escola da cidade aprendeu latim e línguas clássicas. Aosdezesseis anos ingressou na universidade de Königsberg, na qual se aprofundou na filosofia de diversos filósofos que lhe apresentaram a nova física matemática de Newton. Isso iria refletir posteriormenteem alguns de suas obras.
Em 1746, após a morte do pai, Kant foi obrigado a interromper os estudos universitários e começou a dar aulas particulares para manter a família. Mesmo assim, não se afastoudos estudos e em 1749 publicou sua primeira obra filosófica, Pensamentos sobre o verdadeiro valor das forças vivas. Em 1754 conseguiu retornar à universidade e concluir o doutorado, tornando-seprofessor universitário. Lecionou lógica, metafísica, filosofia moral, matemática física e geografia.
A riquíssima produção de Kant divide-se em dois grandes grupos de escritos: os "pré-críticos" e os"críticos".
Na fase Pré-Crítica (período de 1746 até 1770), Kant publicou diversas obras nas áreas das ciências naturais e da física, como a História universal da natureza e teoria do céu (1755), na qualesboçou a hipótese da nebulosa, que afirmava que o Sistema Solar se formara a partir de uma grande nuvem de gás, dando novos rumos à astronomia.
Na Crítica, em meados do início dos anos 1770, Kant,influenciado pela filosofia de Hume, começa a dar forma à tese central da sua filosofia, de que o conhecimento humano pressupõe a participação ativa da mente humana, dando origem a livros que são...
tracking img