Vida e obra de hans kelsen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Teoria e Prática Narrativa do Direito.

Aluno: Paulo Roberto Pereira

Professor: Rogério.

Trabalho: Vida e Obra de Hans Kelsen.

RA: 201301564435

Vendruscolo, W. Considerações sobre a vida e obra de Hans Kelsen. Ver. Jur. E Soc. Da Unipar de Umuarama. V.10,n.1,p.199-218,2007.

Considerações sobre a vida e obra de Hans Kelsen

Resumo: O presente artigo científico tratada vida e obra de um dos juristas de todos os tempos, Hans Kelsen. Após uma breve passagem acerca da bibliografia do autor germânico, analisaram-se os seus ensinamentos, ainda que de maneira perfunctória, com especial enfoque para os conceitos básicos de sua doutrina, tais como: Princípios Metodológico_ Pureza, Ser e o Dever Ser, Norma Fundamental, bem como uma introdução à hermenêuticakelseniana para, na sequência, demonstrar as valorosas contribuições que a epistemologia de Kelsen legou para a posteridade, vez que representou um verdadeiro divisor de águas a Ciência Jurista, outorgado ao resumo do direito o rigor metodológico e a autonomia científica que até então lhe era completamente negada. Para tanto- optou-se, ante a enorme quantidade de material bibliográfico e a quantidade evariedade de temas tradados por Kelsen (que leciona desde o fundamento e validade das normas, passando pelo controle de constitucionalidade das leis até chegar ao direito internacional, dentre outros temas), por basear o artigo na sua principal obra, Teoria Pura em Direito (Reine Rechtsehere).O ensaio teve como objetivo proporcionar uma abordagem, tanto quanto possível sintética da doutrina de HansKelsen, sendo especialmente voltado para aqueles que iniciam seus passos no estudo da Filosofia e Teoria Geral do Direito e para aqueles que almejam uma revisão dinâmica dos postulados kelseniano.
Palavras-Chave: Kelsen; Postulados; Epistemologia, Ciência.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. (baseado).
Perfil: Hans Kelsen nasceu em Praga (Boemia Austríaca) pertencente ao ImpérioAustro-Húngaro, cuja capital era Viena. Dia 11 de outubro de 1881, Filho de pais judeus. Morreu em Berkeley no dia 19 de abril de 1973 quando completaria 92 anos, Morou em Praga até seus três anos onde se mudou com sua família para Viena, onde formou-se em Direito. Em 1905, Kelsen teve que se converter ao catolicismo, pois o antissemitismo tomava conta da Universidade de Viena.
Iniciou-se os seusestudos jurídicos na Universidade de Viena sob a influência de Otto Weininger, que então escrevia sua tese de doutorado, sexo e caráter. Teve como professor de História da Filosofia do Direito Stninsower,que o auxiliou na escrita de sua primeira obra sobre a Dante Aligheri: A teoria do Estado de Dante Alighieri, publicada em 1905, em uma revista da Universidade. Em 1906 recebeu seu doutorado,e em 1911conquistou o título de Livre Docente e publicou, seu primeiro trabalho.PROBLEMAS FUNDAMENTAIS DO DIREITO PÚBLICO. Em 1912 casou se com Margarete Bondi, com qual teve duas filhas. Em 1919 Tornou-se professor do Direito Público na Universidade de Viena.
É considerado o principal representante da chamada Escola Normativa do Direito, no ramo da Escola Positiva.
Kelsen foi perseguido pelo Nazismo eemigrou-se para os Estados Unidos onde viveu seus últimos dias, onde exerceu o magistério, na Universidade de Berkeley.
A perseguição intelectual sofrida pelo jurista não foi restrita dos adeptos do fascismo. Também sofreu severas críticas, todos como fundo ideológico, daqueles militantes da doutrina comunista.
Início dos trabalhos: Kelsen foi um dos produtores mais importantes de seu tempotendo publicado cerca de quatrocentos livros e artigos, com destaque para Teoria Pura do Direito, pela Difusão e influência alcançada.
Kelsen da valor apenas ao conteúdo normativo. A função da ciência jurídica teoriza:
“É descrever a ordem jurídica, não legitimá-la.”
No campo teórico, o jurista procurou lançar as bases de uma ciência do Direito, excluindo dos conceitos de seu objeto (o próprio...
tracking img