Vida e obra de alicia fernández

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Vida e obra de Alicia Fernández
Nascida em Buenos Aires em 1944, estudou psicopedagogia na Universidade de El Salvador. Estudou psicologia na Universidade de Buenos Aires, onde teve contato com apsicanálise através de Pichon Rivière e Bleger, professores que lecionavam naquela faculdade.
Após seus estudos começa a trabalhar como Orientadora Educacional (desde 1962 a 1974), trabalhando com apopulação carente.
Atualmente é Supervisora das atividades psicopedagógicas em numerosos hospitais públicos e privados da cidade de Buenos Aires.
Assessora de atividades psicopedagógicas emdiferentes instituições educativas e de saúde no Brasil (São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Fortaleza e Goiana) e na Argentina ( Buenos Aires, Córdoba, San Juan e Rio Negro).
Coordenadora de "Gruposde Tratamento Psicopedagógico Didático para Psicopedagogos" em Buenos Aires, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre) ( Experiência grupal com base psicanalítica de revisão da modalidade deaprendizagem e ensino do psicopedagogo e do professor).
Autora dos livros "A Inteligência Aprisionada"e "A mulher Escondida na Professora".
Alicia Fernández, entende a psicopedagogia como uma disciplina comum objeto próprio: a autoria do pensamento e como um acionar dirigido a sujeitos, por ela conceitualizados como "aprendente" e "ensinante".
Possuidora de uma larga experiência de trabalho comfamílias, grupos e instituições de saúde e educação, construiu um modelo próprio de diagnóstico psicopedagógico chamado DIFAJ (Diagnóstico Interdisciplinar Familiar de Aprendizagem em uma só jornada),utilizando-o em diversos hospitais públicos e privados de vários países latino-americanos.
O que mais se destaca nos estudos de Alicia Fernández, é A maioria dos casos relacionados a dificuldadesescolares que chegavam ao consultório dela se dava com meninos e não com meninas. Um estudo realizado entre 1986 e 1989, com crianças e jovens menores de 14 anos, comprovou uma observação: 70% deles...
tracking img