Vida e obra de alguns bons autores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Monteiro Lobato

Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô.  Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que,posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.
Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis. 
Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, poisse dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil. 
Sua principal obra é O Sítio do Pica-Pau Amarelo e há outras obras infantis como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim,Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho. 
Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-setotalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras. 
No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.

Euclides da Cunha

Euclides da Cunha nasceu no Rio de Janeiro, em 20 de janeiro de 1866 e morreu neste mesmo estado, em 1909, aos 43 anos de idade.
Era engenheiro, porém seu talentoliterário não passava desapercebido, e, logo recebeu um convite para ser correspondente do jornal “O Estado de S.Paulo”, este fato ocorreu durante o período da Guerra de Canudos. 
Posteriormente, escreveu sobre esta revolta no livro: Os Sertões, obra que atingiu um grande sucesso. Nesta obra ele faz ainda uma análise brilhante da psicologia do sertanejo e de seus costumes. Escreveutambém: Peru versus Bolívia, Contrastes e Confrontos e A Margem da História. 
Sua vida privada foi repleta de contrariedades e grandes dificuldades financeiras. No ano de 1909 ele prestou concurso para o magistério. Apesar de ter sido aprovado ele não teve tempo de assumir o cargo, pois, foi assassinado pouco tempo depois. Sua obra é rconhecida até os dias de hoje e seus livros são lidos pelosapreciadores da literatura brasileira

Sérgio Buarque de Holanda

Nascido em São Paulo em 11 de julho de 1902, Sérgio Buarque de Holanda publicou seu primeiro texto, “Originalidade literária”, com apenas 18 anos, no jornal Correio Paulistano. E não parou mais de escrever.
Embora o primeiro livro, Raízes do Brasil, tenha sido publicado somente em 1936, nos anos 1920 Holanda desenvolveu umaintensa e fecunda colaboração na imprensa. Foi também editor da revista modernista Estética. Publicou outros livros fundamentais: Monções (1945); Caminhos e fronteiras (1957); Visão do Paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil (1958). Organizou a importante obra coletiva História Geral da Civilização Brasileira.
Professor da Universidade de São Paulo, Holanda foi ogrande responsável pela criação do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). Intelectual engajado e destemido, solicitou sua aposentadoria na USP em abril de 1968, em solidariedade aos professores aposentados pelo AI-5. Em 1980 tornou-se um dos membros fundadores do Partido dos Trabalhadores. Morreu em 24 de abril de 1982.

Roberto da Matta

Roberto DaMatta (Niterói, 29 de julho de...
tracking img