Vida e história de anna nery e sua contribuição para a enfermagem brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO:

O objeto deste estudo é Anna Nery (1814-1880), uma mulher anônima, que participou da Guerra do Paraguai (1865-1870); bem como sua contibuição para a enfermagem brasileira e a criação das primeiras escolas de enfermagem brasileiras (desde 1890). Trata-se de um estudo biográfico de natureza sócio-histórica, que é orientado por princípios da História Nova. O objetivo deste estudo écaracterizar a vida de Anna Nery e a evolução do cuidado desde seus primórdios. Alguns aspectos relevantes säo levantados neste estudo. Anna Nery deixa o espaço privado do lar para assumir um papel importante no espaço público. A solicitaçäo de Anna Nery é puramente afetiva e näo pediu para ser intitulada enfermeira. Anna Nery atendia às exigências que elevariam o status social e moral da enfermeira doséculo XX e tornou-se símbolo da enfermagem brasileira.

BIOGRAFIA:

Anna Justina Ferreira nasceu em 13 de dezembro de 1814, em Cachoeira de Paraguaçu, interior do estado da Bahia. Tinha como irmãos, Manuel Jerônimo Ferreira e Joaquim Maurício Ferreira, ambos oficiais do exército. Casou-se aos 23 anos (em 1837), com Isidoro Antônio Nery, capitão de fragata da Marinha. Com ele teve três filhos:Isidoro Antônio, Antônio Pedro e Justiniano. Em 1843, no Maranhão, a bordo do brigue “Três de Maio”, Antônio Nery é vitimado por uma meningite, deixando Anna Néry, 29 anos, viúva com três filhos para criar. Para não se acomodar às lamúrias, passa a dedicar-se a ações sociais. Seus filhos Isidoro Antônio e Justiniano decidem formar-se em Medicina, já Pedro Antônio opta por seguir a carreira dasarmas.
Em 1864, os três filhos de Anna e seus dois irmãos são mobilizados para a Guerra. (Tríplice Aliança formada por Brasil, Uruguai e Argentina contra o Paraguai). Proprietária de grandes fazendas de fumo (tabaco), cana de açúcar e algodão, Anna poderia ter ficado acomodada como qualquer outra rica e devota senhora, porém, inspirada pelo amor materno, interroga-se se a guerra é pecado mortal ouheroísmo patriótico. Nesse raciocínio decide escrever a Manuel Pinto de Souza Dantas, presidente da Província da Bahia: "Eu me chamo Ana Justina Ferreira Néri. Sou mãe de três rapazes que acabaram de partir para a guerra. Eles eram tudo o que tinha, pois o pai morreu quando eu estava com 29 anos. Não podendo resistir à saudade deles, suplico-lhe que me deixe acompanhá-los. Prometo que trabalhareicomo enfermeira em qualquer hospital e em defesa de todos aqueles que sacrificarem suas vidas pela honra nacional e a integridade do Império".
Dois dias depois Souza Dantas dá ordens ao comandante do Conselho das Armas para que Ana Néri seja contratada como a primeira enfermeira brasileira na Guerra do Paraguai.
Em Salvador da Bahia, com as irmãs de caridade da Ordem de São Vicente de Paulo,aprende a prestar os primeiros socorros, a dar injeções, a controlar as hemorragias, a cauterizar feridas com uma lâmina quente. Questionada por uma vicentina que tenta apresentar-lhe um anti-inflamatório derivado de um pimentão amarelo, Anna expõe sobre seu vasto conhecimento que diz ter aprendido com sua avó. Cita um vasto jardim de plantas terapêuticas, umas para chás, outras para banhos,compressas, óleos, e até inalações. É solicitado que dê exemplos. Anna então enumera: folhas de girassol são antiasmáticas, a alfazema é antisséptica e cicatrizante, a arnica é anti-inflamatória e cicatrizante, a camomila é anti-inflamatória, as queimaduras podem ser tratadas com bananas, o agrião é expectorante, a alcachofra é boa para o fígado, o tomate é um fortificante, o alecrim é muito bom contra oesgotamento físico e mental, a alface é ótima contra as irritações intestinais, as barbas de milho são excelentes contra as pedras renais e infecções na bexiga, os coentros são preciosos contra as dores nervosas...
As freiras benzem-se, mas o que mais espanta não são os conhecimentos de plantas medicinais apresentados por Anna, mas sua capacidade de facilmente refazer a esperança e o ânimo dos...
tracking img