Vida Saudável e Prevenção as Drogas- Trablho sobre a Cocaína

5632 palavras 23 páginas
Universidade Federal do Pampa
Campus Jaguarão
Pós Graduação em Educação Ambiental

Cocaína

Vida Saudável e Prevenção as Drogas

Cocaína
Cocaína, benzoilmetilecgonina ou éster do ácido benzoico é um alcalóide usado como droga, derivada do arbusto Erythroxylum Coca, é uma planta encontrada na América Central e América do Sul. A produção da droga é realizada através de extração, utilizando como solventes álcalis, ácido sulfúrico, querosene e outros. A Cocaína também é conhecida como coca, pó dourado, neve ou "senhora".
Entretanto, a substância alcalóide que constitui cerca de 10% desta parte da planta, chamada benzoilmetilecgonina, é capaz de provocar sérios problemas de saúde e também sociais, como efeitos anestésicos, e cujo uso contínuo, pode causar outros efeitos indesejados como dependência, hipertensão arterial e distúrbios psiquiátricos ela é um estimulante do Sistema Nervoso Central, ou seja, sua atuação é no cérebro e na medula espinhal, exatamente nos órgãos que comandam os pensamentos e as ações das pessoas. Por atingir rapidamente o cérebro, produz resposta intensa, o que a torna muito procurada como droga de abuso.
Há dois tipos de envenenamento pela cocaína: um caracterizado pelo colapso circulatório e o outro pela intoxicação do Sistema Nervoso Central – o cérebro, que é o órgão da mente. A respiração primeira é estimulada e depois decai. A morte advém ao colapso cardíaco.
Erythroxylum coca
A cocaína é extraída das folhas do arbusto da coca (Erythroxylon coca), mas só tem valor comercial quando refinada. A Erythroxylum coca possui gineceu constituído de três carpelos, cálice de cinco sépalas e corola de cinco pétalas. Suas folhas são alternadas, elípticas e pecioladas.
Andes e Arbusto da Coca
A folha de coca (cujo consumo mesmo se da em grandes quantidades, leva apenas à absorção de uma dose minúscula de cocaína) é usada comprovadamente há mais de 1200 anos pelos povos nativos da América do Sul.

Relacionados

  • idade media
    181240 palavras | 725 páginas