Vida marinha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Discorra sobre o modo como a noção de mercado é elaborada na Sociologia Econômica.

A abordagem da Sociologia Econômica se esforça justamente em demonstrar que o mundo econômico é um tipoespecífico de mundo social. Fazendo uso da analise das redes sociais, enfatizando a oportunidade do encontro entre economistas e sociólogos, sendo essa, um instrumento que permite descrever e formalizar asinterações entre os indivíduos.
Para os economistas o sistema de mercados, não passa do estudo de determinação de preços e das quantidades dos bens, através da oferta e demanda de fatores, alem dadistribuição de renda, a qual é denominada como a teoria do equilíbrio geral e bem-estar econômico.
A ciência econômica neoclássica, voltada apenas para a analise do mercado como mecanismo abstrato deequilíbrio e individuo egoísta, deveria assumir como perspectiva a inclusão das estruturas sociais e das relações entre os indivíduos, obtendo a capacidade de inspirar confiança, de negociar, fazercumprir contratos, estabelecer e realizar direitos.
A teoria econômica completamente unilateral, sendo o sistema de mercados interdependente e independente de qualquer regulação externa (religiosa,moral ou política), é incapaz de explicar todo o funcionamento e as alterações do mercado. Fortalecendo a ideia de integração da ciência econômica com a sociologia econômica.
Segundo Bertrand Russell,"a economia é a ciência que explica como os indivíduos fazem suas escolhas, enquanto a sociologia se dedica a mostrar que eles não têm nenhuma escolha a fazer". O individuo soberano e independente decujas decisões resultam a ordem social, por outro lado, o conjunto opressivo de restrições faz da escolha uma ilusão.
O imperialismo econômico, o comportamento maximizador, o equilíbrio do mercado esua estabilidade que ameaçava submeter à ordem do conjunto das ciências sociais, não perduraram por muito tempo. Por sua vez os fenômenos sociais, suas estruturas e mudanças eram explicáveis por...
tracking img