Vida marinha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Amplo censo da vida marinha revela biodiversidade dos oceanos
Grupo de 360 cientistas fizeram levantamento inédito da vida marinha do planeta durante dez anos

© AP
O peixe-dragão, uma das espécies catalogadas pelo censo, tem dentes até na língua , mas é do tamanho de uma banana
Caranguejos, lagostas e outros crustáceos são as espécies mais comuns nos oceanos e nos mares da Austrália e doJapão, cujas águas são as mais variadas, de acordo com um censo da vida marinha divulgado nesta segunda-feira.
"Fizemos uma descoberta. Aprendemos coisas novas", disse à AFP Jesse Ausubel, um dos fundadores do projeto Censo da Vida Marinha, que reuniu a extensa pesquisa.
As águas do Japão e Austrália abrigam cada uma cerca de 33.000 formas de vida, que foram alçadas à categoria de espécie.
Aságuas da China, do Mar Mediterrâneo e do Golfo do México também estão na lista das cinco regiões marinhas com maior biodiversidade, segundo o censo preliminar na divulgação dos dados preliminares na revista de acesso público PLoS ONE.
O ambicioso censo é o resultado de uma pesquisa realizada por 360 cientistas a um custo de 650 milhões de dólares ao longo de dez anos.

Leia:
Trabalho de umadécada 
Reino dos crustáceos 
Mediterrâneo em perigo 
Migração acentuada 
Águas japonesas e australianas abrigam profundos segredos
 

Trabalho de uma década 
Os cientistas combinaram as informações obtidas durante séculos com dados novos obtidos durante o censo da última década para criar uma lista de espécies em 25 regiões, da Antártica ao Ártico, passando pelos mares temperados e tropicais.
Oinventário será completado com informações obtidas em países como Indonésia, Filipinas, Madagascar e no Mar da Arábia, em um trabalho mais amplo que será divulgado em outubro.
Mesmo com isso, o inventário ficará incompleto, indicou Nancy Knowlton, da Smithsonian Institution e responsável pela pesquisa nos recifes de corais.
"O oceano é simplesmente tão amplo que depois de dez anos de trabalhoduro, ainda temos apenas instantâneos, embora alguns muito detalhados, do que o mar abriga", indicou Knowlton.
Até agora, o estudo cadastrou por volta de 10.750 espécies conhecidas e com nome em determinadas regiões, e os pesquisadores acreditam que, para cada espécie conhecida, haja pelo menos quatro a serem descobertas.
Reino dos crustáceos 
E a descoberta de que os crustáceos são os maisnumerosos, mudará a forma como os seres humanos apreciam o mar.
"Quando nós homens pensamos no oceano, pensamos em peixes e em baleias", disse Ausubel. "Mas os grandes mamíferos representam apenas 2% da diversidade; e os peixes, 12%. Deveríamos pensar primeiro em crustáceos e moluscos", acrescentou.
Quase a quinta parte de toda a vida marinha é composta de crustáceos, seguidos de perto pelos moluscos-- lulas, polvos, caramujos e lesmas-- que representam 17%. Depois, com 12%, estão os peixes, entre os quais estão os tubarões.
Os micro-organismos unicelulares das famílias dos protozoários e das algas, assim como outros tipos de organismos com forma de planta, estão em quarto lugar, com 10%.
Os conhecidos mamíferos marinhos, como as baleias, representam apenas uma pequena parte dabiodiversidade marinha.
As algas, protozoários, aves e mamíferos marinhos que cruzam com frequência os oceanos do mundo são consideradas as espécies mais cosmopolitas, já que foram registradas em mais de uma região.
As víboras luminosas -- ou Chauliodus Sloani -- são encontradas em mais de um quarto dos mares do mundo.
Os cientistas envolvidos no inventário da vida marinha consideram que é precisocatalogar as espécies que estão em risco de extinção.
"As espécies marinhas sofreram um grande declínio --em alguns casos as perdas são de 90% -- devido às atividades humanas e muitas entram direto em extinção, como aconteceu com muitas espécies terrestres", disse Mark Costello, da Universidade de Auckland, Nova Zelândia, ao explicar a urgência de se completar o inventário.

 
Mediterrâneo em...
tracking img