Vida de consumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociedade líquido-moderno é aquela que seus hábitos, rotinas e maneiras de agir mudam rapidamente, está em constante transformação, porém com incerteza daquilo que não se sabe o que há de vir. Como essa sociedade sofre mudanças muito rápidas, ação e reação são muito passageiras e não devem ser tomadas como parâmetros para projetos futuros.
Nesse tipo de vida não se pode perder nenhum segundo, éo que geralmente desafia e causam mais preocupações, as coisas não podem ficar paradas, devem estar atualizadas e é importante não se apegar, pois as coisas acontecem, passam rapidamente e sem volta.
São extintos qualquer outro modo de vida o qual poderíamos nos referir como “corretos” nos dias atuais de uma sociedade “normal”, essa nova vida é levada na forma mais flexível com total movimentode ganha ou perda e constante liberdade de ser várias pessoas e várias atitudes em pouco tempo.
Dá-se valor ao que se vive no dia, o que importa é a velocidade com que as coisas acontecem e não em sua duração, sem preocupação com as coisas que podem acontecer depois, ao contrário do que se vivem quando se caminha lentamente e com esperanças futuras. O renascimento toma conta do que antes era aidentidade fixa, para deixar de ser algo e se transformar em outra coisa ou alguém.
O mundo vai se transformando e é tomado de coisas inovadoras, que tem limitada expectativa de vida, ou seja, produtos que com o tempo perdem seu valor e são substituídos por outros, é imprescindível que se mantenha vigilância para que as coisas não passem despercebidas.
A insatisfação e a crítica estão semprealerta voltadas para si mesmo, estimulando a busca incessante de melhorar e satisfazer sempre, esse estilo de vida individual tem o propósito da busca pela felicidade onde a sociedade líquido moderna e a vida líquida estão continuamente juntas.
Outro processo provocado nas pessoas é a educação que busca a motivação e novas habilidades com a finalidade de desafiar as pressões e o impacto dasexperiências do dia a dia; Sob esse novo ângulo, a vida líquida oferece vários aspectos de vida em uma sociedade trazendo desafios e possibilidades na perspectiva de um diferente olhar sobre o mundo.
O individuo já foi considerado um ser diferente de todos os outros, que ninguém poderia discordar ou diferir, mas diante da sociedade que vivemos o que menos se vê são indivíduos diferentes, todosprocuram ser semelhantes, realizar mesmas tarefas, funções e estar em um meio acaba se tornando algo , ser parecido com todos aqueles e não se tornar diferente.
Programas voltados para pessoas que buscam se conhecer melhor internamente, algumas vezes são frustrados, deixando as pessoas mais confusas, na verdade é impossível ser individuo, sozinho e único.
Há tempos atrás o termo “individualidade” erarelacionado ao termo “indivisibilidade” que significa dividir em partes menores, hoje esses termos já não são mais associados e a individualidade se tornou autonomia, ou seja, cada um é responsável por tudo aquilo que faz.
A prática da individualidade leva ao poder da livre escolha, para alguns não existe livre escolha, pois a individualidade é colocada como abandono, solidão; Já outrosacreditam na individualidade como um privilégio de alguns pelos diferentes modos de vida das pessoas e principalmente sua classe social, onde em algumas situações a qualidade de vida fica a desejar.
Resistir ao individualismo acaba sendo uma conseqüência natural da condição que o ser humano vive, a busca da identidade é uma luta continua e não deixa de ser uma tarefa e ao mesmo tempo um problema, alémde se tornar o caminho para uma árdua batalha entre liberdade e segurança.
Quem habita num mundo líquido-moderno procura pela identidade necessária para atualizar seus “eus” e vai em busca de seus valores de liberdade e segurança, dificilmente conseguindo equilíbrio entre esses dois valores, na verdade, um leva ao outro, pois, se há falta de segurança não podem exercer a liberdade e sem...
tracking img