vida 45555

393 palavras 2 páginas
nhecemos.
2) Aos olhos da criança, tudo é novidade, tudo está por ser descoberto, tudo é alvo da pergunta "por quê?", e assim deve ser quem se dispõe a refletir sobre a realidade.
3) É nos momentos críticos de quebra e estranhamento que costumam surgir dúvidas sobre temas fundamentais e permanentes da existência humana, dos quais trata a filosofia. Isso significa que nem todo tipo de dúvida é filosófico. Por exemplo: "Quem será o campeão brasileiro de futebol deste ano?" não é uma dúvida filosófica, e sim uma simples especulação sobre algo que está para acontecer, por mais angustiado que se sinta o torcedor com essa questão.
4) O MÉTODO DA FILOSOFIA É NÃO FICAR SÓ NO ÓBVIO, TEM QUE VER (OBSERVAR) E TRANSFORMAR NÃO FICAR SÓ NAQUILO QUE PARECE SER. NÃO PODE ESQUECER NO FILOSOFAR DO ESSENCIAL SABER DAS COISAS, OU SEJA INTERROGAR AS COISAS COTIDIANA E BUSCAR AS POSSÍVEIS RESPOSTAS, NÃO ESQUECENDO DE PROCURAR O PQ DAS COISAS.

PAG 54 EXERCICIOS 1 AO 4
1) A interpretação predominante com relação ao papel da linguagem aos indivíduos e sociedade , é que é a linguagem que vai estar regulamentando as trocas de informação , e a formação de conceitos. A linguagem é fundamental para a formação do indivíduo pois assim ele consegue se integrar no meio em que vive. Se não fosse ela o ser não se desenvolveria , pois tem a grande necessidade de interagir com o meio.
2) A filosofia, tal como a ciência ou a arte, é uma forma de melhor compreender o mundo. Isto é, compreender a "estrutura conceptual mais básica" do mundo. No quotidiano utilizamos a nossa capacidade de falar para comunicar com as pessoas que nos rodeiam e exprimir aquilo que sentimos, pensamos, ou simplesmente a nossa opinião. Contudo, em filosofia não. A filosofia é a procura das raízes do que é real e por isso não se pode basear na opinião. É esse aspeto que a citação do ponto 1 reflete quando diz que a clareza é a cortesia do filósofo. A filosofia não pode ser subjetiva, mas sim objetiva.
3) São esses

Relacionados

  • RECURSO ADESIVO
    866 palavras | 4 páginas
  • 1 Check De Calculo 1
    1226 palavras | 5 páginas
  • Política
    6875 palavras | 28 páginas
  • Independencia ou morte
    10296 palavras | 42 páginas