Victor produções

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Guerra de Movimentos

A Guerra dos movimentos foi um conflito armado durante a Primeira Guerra Mundial,que não permaneceu somente na Europa,e expandiu-se até chegar naÁsia e África.
Após a declaração de guerra, a Alemanha dirigiu-se para a Europa Ocidental. De acordo com o plano Schlieffen, era suposto os alemães invadirem a Bélgica ea França antes de avançar para leste para impedir que a Rússia conquistasse a Prússia Oriental. Os alemães não conseguiram entrar em Paris.
As tropas inglesas e francesasderrotaram a Alemanha na batalha de Marne. Porém os alemães conseguiram vencer os russos na batalha de Tannenberg.
Esta fase da guerra chama-se a guerra dos movimentos devido àsposições tomadas pelos exércitos em confronto.

A Guerra nas trincheiras
Em Outubro, as linhas de trincheiras de alemães e Aliados já se estendiam pelo nordeste daFrança, desde o canal da Mancha até a fronteira com a Suíça. Centenas de milhares de soldados permaneciam durante meses dentro de túneis e canais, que logo se transformaram emcomplicadas redes de defesa.
As trincheiras tinham protecção de arame farpado, às vezes electrificado, acima do qual havia torres com metralhadora. Enormes túneis faziam acomunicação entre os vários pontos da rede.
O dia-a-dia
A vida nas trincheiras era horrível. Quando chovia, o que é comum na região, os túneis inundavam. E os soldados tinhamde lutar, comer e dormir por semanas com os uniformes encharcados. Havia lama pot todos os lados, às vezes atingindo até o peito dos homens. Eles não podiam manter-seaquecidos, e as doenças se espalhavam, matando milhares de pessoas diariamente. Para combater, os vivos sofriam com os piolhos, enquanto os ratos se alimentavam dos cadáveres.
tracking img