Victor andrade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Eletromagnetismo


b)Torne a introduzir o pólo norte do ímã no interior dabobina, dê uma parada com ele dentro da mesma e tornea retirá-lo. Repita esta operação com maior rapidez ecompare os doiscasos.
Ao introduzir o ímã, estamos variando o fluxo e, portanto induzindotensão. Quando deixamos o ímã parado a variação cessa, e, portantonão há tensão.Se fizermos movimentos rápidos,perceberemos que o ponteiro nãopára, indo, numa escala, de valores negativos a positivos.
c)
Segundo suas observações, como você diria que serelacionam a rapidez da variação do fluxo magnético, nointerior dabobina, com a intensidade de correnteinduzida que circula pela mesma?
Pela lei de Lenz, temos:e = - ΔΦ/ΔtCom isso, quanto menor o tempo maior o valor da força eletromotriz.Pela lei de Ohm, temos queU = I x R, logo, se a tensão aumenta,aumenta-se também a corrente, para um R constante.
6.1.3Resultados
Com este experimento foi possível a comprovação física da Lei deFaraday e Lenz, onde arelação entre a variação do fluxo e o tempo,gerará uma força eletromotriz.
6.2 Parte II – Transformador6.2.1 Material UtilizadoQuantidadeEspecificação1Transformador desmontável1Fonte de TensãoContínua1Galvanômetro de zero central-Fios para ligações6.2.2 Procedimento Experimental
13


Ligar a fonte CC no primário do transformador e no secundário ogalvanômetro. Em seguida liga-se a fonte de5V.Observar o ponteiro do galvanômetro quando tiramos e colocamos oconector do circuito (abrindo e fechando o mesmo), percebendo quehá variação, todas as vezes que ligamos e desligamos o circuito, eque oponteiro retorna a posição 0, quando se permanece numestado (ligado ou desligado)
6.2.3 Resultados
Neste experimento também foi possível verificar o fenômeno deindução magnética, e que a variação dofluxo, gera uma forçaeletromotriz. O seu diferencial está pelo fato de que quem conduz,agora, o fluxo é o elemento constituinte do transformador, o ferrite, enão o ar. Sabemos que o ferro é mais...
tracking img