Vicios posturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VÍCIOS POSTURAIS
Durante a evolução dos tempos e com a correria do dia a dia muitos problemas relacionados ao físico surgiram.
Como anda sua postura? Relaxado na cadeira, com a coluna arqueada e reclinada para frente? Tenha cuidado, a má postura diária pode causar em seu corpo desde os simples desconfortos ate mesmo hérnias de disco, dentre outras patologias que os vícios posturais podemocasionar.
A má postura é decorrente de um cansaço muscular prolongado, por exemplo: ao passar tempo demais em pé, sentado ou ate mesmo dormindo sem manter a espinha dorsal na posição correta. Outro problema constante que comprometem a postura é o uso de salto alto. Já os meninos, por crescerem rápido podem desenvolver discrepância (diferença) d membros e envergar.
Sintomas como cansaço, dores,tendinite, e problemas na circulação, dentre outros são conseqüências de vícios posturais. Mas existem cuidados que podem ser fundamentais pra evitar até mesmo os sintomas antes que se agrave o quadro, esses cuidados devem ser impostos desde o nascimento do individuo. Segundo os fisioterapeutas as mães devem buscar formas de fazer com que a criança se movimente, na hora de amamentar colocar nos doisseios, pois, ajuda a movimentar a cabeça. Mudar a posição no berço, como também mudar os brinquedos de lugar dessa forma ajuda a desenvolver e faz com que a criança se movimente melhorando a flexibilidade.
Para os adultos a dica é sempre que estiver em pé manter a coluna ereta e sempre ingerir líquido. Ter uma boa postura requer cuidados importantes no cotidiano de nossa vida. Afinal, maus hábitosposturais podem trazer conseqüências irreversíveis e não é somente a aparência física que fica prejudicada, mas também a respiração, o andar, o falar, o humor e até o raciocínio acabam sendo prejudicados.
A musculatura das costas é extremamente forte, pois tem como função manter a sustentação da coluna vertebral, assim ele é responsável em manter o corpo em posição ereta. Portanto oenfraquecimento dessa musculatura acarreta em desvios importantes no alinhamento da coluna favorecendo de forma indiscutível nos vícios posturais e no aparecimento das desagradáveis lombalgias. Alem dessas desagradáveis dores nas costas, ainda aparecem os temerosos desvios da coluna conhecidos como:
HIPERLORDOSE: Aumento anormal da curva lombar, uma curvatura exagerada da coluna para dentro;
ESCOLIOSE:desvio lateral da coluna vertebral, a progressão desse desvio depende muito da idade em que foi iniciada sendo que na adolescência ocorre esse aumento da curvatura acorre com mais velocidade. Alongamentos e respiração combinada com os movimentos são tratamentos fisioterápicos indispensáveis para a melhoria do quadro.
CIFOSE: Desvio acentuado da curvatura da coluna vertebral na região torácica(corcunda) sendo as causas mais importantes dessa deformidade a má postura e o condicionamento físico insuficiente.
A má postura é um problema que afeta o individuo em qualquer idade, portanto é preciso termos cuidados para evitar tratamentos longos e dolorosos.

Para que possamos estar em boa postura, é necessária uma harmonia/equilíbrio do sistema neuromusculoesquelético.
SEGUE ALGUMAS DICAS:
1.Para quem passa muito tempo no computador:
• Cadeira adequada com apoio na coluna por inteiro;
• Nos pés, apoiadores para que o joelho fique acima do quadril (ligeiramente) proporcionando relaxamento da musculatura para vertebral;
• O monitor deve ficar na altura dos olhos a uma distância de 70 centímetros;
• E nunca se esquecer de fazer uma pausa a cada hora de trabalho para dar umaespreguiçada, caminhar um pouco, para só depois sentar novamente.
2. Para dormir:
• Quem dorme de lado, é aconselhável travesseiro no espaço entre a coluna e cama. Os joelhos devem ficar semifletidos, com travesseiro entre eles;
• Quem dorme de barriga para cima, deve ter um travesseiro fino para a cabeça e travesseiro pequeno para o joelho para manter a posição de livre flexão.
3. Dicas ao andar e...
tracking img