Vic Anpuh

2900 palavras 12 páginas
A EXPERIÊNCIA DE INSERÇÃO DE TRABALHADORES
MIGRANTES CHINESES NO MERCADO DE TRABALHO
PIAUIENSE COMO UM DOS EFEITOS DO IMPERIALISMO CHINES
NO MUNDO.

Victor Gabriel Almeida Alves da Silva*

1. Introdução
O caráter migratório do ser humano está presente desde o inicio da formação da humanidade e tem sido até hoje motivado primeiramente por necessidade de comida e de lugar seguro, condições básicas de existência. Tendo inúmeros momentos e dimensões, esta nossa característica transeunte é repetida no decorrer das Eras, trazendo consigo conseqüências positivas e negativas para o desenvolvimento do homem em sociedade.
Entendemos por efeitos negativos todas as ações destrutivas e desarmônicas dos homens contra a natureza (sendo nestes momentos os únicos animais que cometem tal ação contraditória) e positivas as formas que a interação das diversas inteligências contida em cada povo e em cada realidade cultural possa contribuir para a diminuição e a extinção dos inúmeros sofrimentos sentido por grande parte da humanidade. Procuramos evidenciar como enfoco de espaço e tempo a relação dos caracteres ontológicos Trabalho e Migração da humanidade, que no decorrer do contexto Capitalista da sociedade, tem uma estreita relação de causa e efeito, onde a exploração da força de trabalho de pequena parte da humanidade potencializa o deslocamento em massa nos diversos campos das nações, internos e externos.
Neste sentido, podemos observar que a América Latina, sobretudo o Brasil, têm sido (desde de os últimos quinhentos anos) o foco das grandes ondas migratória e um grande receptáculo de povos e culturas. Atualmente, enquanto assistimos ao fim dos últimos capítulos do modelo Neoliberalna Europa e Estados Unidos, podemos observar um outro personagem emergindo de uma breve reclusão e ocupando o lugar de principal potencia econômica mundial, que é a China. A partir daí, um elo de interesse de troca entre as duas nações se dá com maior freqüência e intensidade, fazendo com que a presença

Relacionados

  • A filosofia
    21947 palavras | 88 páginas
  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas