Vibrio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Características: O V. cholerae pertence à família Vibrionaceae, gênero Vibrio. Este gênero compreende mais de 80 espécies . As espécies pertencentes a esta família são bacilos retos oucurvos, móveis por meio de flagelo polar, quimiorganotróficos e anaeróbio facultativo, apresentando metabolismo oxidativo e fermentativo.


Onde é encontrado: O V. cholerae é ummicro-organismo autóctone do ecossistema aquático, que habita água do mar, água doce (rios), água de esgoto, águas estuarinas e regiões costeiras assim como superfície e conteúdo intestinal deanimais, podendo também ser encontrado de forma livre.

Testes bioquímicos: Classicamente, apresenta as seguintes características em testes bioquímicos: positivo para os testes de lisina eornitina dexcarboxilase, fermentação de glicose, sacarose e manitol, teste da oxidase positivo e teste de Voges-Proskauer (VP) positivo.

PERÍODO DE INCUBAÇÃO:Varia de algumas horas a 5 dias,mas a maioria dos casos é de 2 a 3 dias.

Meio em que pode ser isolado: O V. cholerae pode ser isolado em culturas de amostras clínicas em meios seletivos como o ágar de TCBS(tiosulfato-citrato-sais biliares-sacarose).




Informações adicionais: Experimentalmente, o Vibrio cholerae pode sobreviver de 10 a 13 dias em temperatura ambiente e até 60 dias em água do marsob refrigeração. Em água doce, sua sobrevivência atinge até 19 dias; em forma de gelo, de quatro a cinco semanas.


Limite de sobrevivência: Em alimentos, a bactéria pode sobreviver poraté cinco dias na temperatura ambiente (15 a 40 °C), ou por até dez dias entre 5 e 10 °C. É resistente ao congelamento, embora a sua multiplicação fique mais lenta.


Importância naIndústria de Alimentos: Na indústria de alimentos, a Vibrio Cholarea causa problemas em razão de pobres condições higiênicas no manuseio de alimentos e das pessoas e por contaminação cruzada.
tracking img