Vibrações na industria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Antes de iniciarmos sobre as vibrações na indústria, vamos citar um pouco da manutenção, pois os dois assuntos estão correlacionados.

A manutenção é uma função estratégica dentro de uma organização e assim o seu desempenho afeta, diretamente, o desempenho de uma empresa (Xavier, 1998).

Aplicando-se somente a manutenção corretiva os custos aumentam de uma forma brutal à medidaque os equipamentos ou aparelhos vão envelhecendo.

A manutenção preventiva, por sua vez, subdivide em: Sistemática (Manutenção Produtiva), e Condicional (Manutenção Preditiva). Na manutenção sistemática o manutendor intervém em intervalos fixos, baseando-se em uma expectativa de vida mínima dos componentes que obteve a partir da sua experiência ou a do construtor. Estes intervalos sãofreqüentemente determinados com o auxílio da Estatística e da Teoria de Probabilidades, tomando-os como o período ( a partir do estado de novo ou renovado) ao fim do qual a taxa de falhas acumulada não supere, para algum tipo de máquina, um particular valor.

Segundo Mirshawaka(1991) este tipo de manutenção tem alguns inconvenientes:

O custo das operações se eleva devido à periodicidadee, além do mais, não se pode esquecer que quanto maior é a freqüência maior se torna a probabilidade de erro humano; i)A intervenção comumente é antecipada para ficar em fase com outras paradas (elétricas, produção, etc);

A desmontagem, mesmo parcial, de um aparelho, incita a substituição de peças provocada pela precaução; e iv)A multiplicidade de operação de desmontagem aumenta o riscoda introdução de novas avarias.

A manutenção preditiva é uma manutenção preventiva subordinada a um tipo de acontecimento predeterminado tais como as informações dadas por um captor ou a medida de um desgaste que revelam o estado de degradação de um bem (Xavier, 1998).

A medicina e a Mecânica Automotiva já aplicam a "manutenção preditiva". A primeira quando(Anom, 1986):Monitora o nível de colesterol. Se exceder algum número tido como bom, significa que as artérias estão sofrendo perigo de entupimento. Deve-se mudar a dieta antes que isto possa ter alguma conseqüência no futuro.

Monitora a pressão sangüínea. Se estiver muito alta você poderá sofrer algum desmaio.

Monitora a temperatura corpórea. Uma febre alta indica a necessidade de atençãomédica antes que algum mal aconteça.

Já para o caso da Mecânica automotiva podemos ter: i) Temperatura alta da água do motor é sinal de falha no futuro. Será melhor checar a correia do ventilador e verificar possíveis vazamentos de água. Nada é sério ainda, porém você deve reagir ao sinal de alerta; i) Alto consumo de combustível indica a necessidade de regulagem do motor; i) A queda depressão do óleo indica que se deve desligar o motor e corrigir o defeito imediatamente.

Nos dias atuais, as industrias tem sempre buscado aumentar sua competitividade de mercado através da redução de gastos com manutenção, que podem representar entre 15% a 30% do custo dos bens produzidos. Devido a isto, nos últimos anos tem se adotado os conceitos de manutenção preditiva, devido a bonsresultados já comprovados.

- Benefícios da manutenção preditiva.

BENEFÍCIO PERCENTUAL Redução dos Custos de Manutenção50 A 80% Redução de Falhas nas Máquinas50 A 60% Redução de Estoques de Sobressalentes20 A 30% Redução de Horas Extras para Manutenção20 A 50% Redução do Tempo de Parada das Máquinas50 A 80%

Aumento na Vida das Máquinas20 A 40% Aumento da Produtividade20 A 30%Aumento dos Lucros25 A 60%

Desde que a maioria das fábricas de manufatura e de processo baseiam-se em equipamentos mecânicos para a maior parte de seus processos, a manutenção preditiva baseada em vibrações é a técnica dominante usada para a maioria dos programas de gerência de manutenção. Entretanto, a capacidade em monitorar todas as máquinas críticas, equipamentos, e sistemas em uma...
tracking img