Vias urinarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vias urinárias
As vias urinárias nascem nos rins, órgãos cujas unidades funcionais, os nefrónios, se encarregam da contínua produção de urina originada pela filtração do sangue. Do interior de cada rim, a urina é enviada para uma série de canais, os cálices renais, que desaguam numa grande cavidade, com a forma de um funil, denominada bacinete. Na realidade, existem dois bacinetes, localizadosna parte superior e posterior de cada lado da cavidade abdominal. Cada bacinete sai do respectivo rim através de uma fenda existente na extremidade interna do órgão (hilo renal), que a liga directamente a outro canal, denominado uréter.
Os dois uréteres, um esquerdo e outro direito, são estruturas tubulares com cerca de 25 a 30 cm de comprimento e com cerca de 5 mm de diâmetro, que atravessam acavidade abdominal de cima para baixo até, por fim, desaguarem na bexiga. Estes canais, revestidos no seu interior por uma camada mucosa, têm paredes elásticas compostas por inúmeras libras musculares, umas dispostas longitudinalmente e outras de forma circular, cuja contracção sequencial e automática contribui para a impulsão da urina em direcção a bexiga.
A bexiga é um órgão oco, dilatável e compotentes paredes musculares, situado no centro da cavidade pélvica. A sua função consiste em recolher a urina proveniente dos uréteres e armazená-la até que, durante a micção, o seu contendo seja eliminado para o exterior através da uretra.
A bexiga é constituída por três partes distintas: a cúpula, o corpo e a base. A cúpula vesical, a parte superior, encontra-se exteriormente revestida peloperitoneu, a membrana que a separa das vísceras presentes na cavidade abdominal. O corpo vesical, que constitui a maior parte do órgão, acolhe na sua face posterior os dois orifícios uretrais através dos quais chega a urina proveniente dos rins. A base vesical, apoiada sobre a extremidade ou limite inferior da pelve, forma uma espécie de funil, o colo vesical, que desagua num único orifício uretral,que liga a bexiga a uretra.
Abdome Total
A Ultra-sonografia de Abdome Total é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações do fígado, da vesícula biliar, dos rins, do pâncreas, da bexiga, dos grandes vasos, do retroperitônio e, eventualmente, do trato gastrointestinal, auxiliando, complementando e interagindo com outrasespecialidades médicas.

É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais. Além do jejum - necessário porque evita que a vesícula biliar se esvazie e permite avaliar de forma adequada órgãos mais profundos - a repleção da bexiga também é essencial, pois desloca as alças intestinais e atua como uma janela para a transmissão das ondas ultra-sônicas, facilitando avisualização e avaliação dos órgãos e estruturas da região abdominal.
HD CA DO reto
o câncer do cólon e do reto (colo-retal) representa a segunda causa de morte por doença maligna nos Estados Unido. Apesar de não ser dada muita atenção a este câncer no Brasil, ele deve determinar a morte de aproximadamente cinco mil pessoas durante o ano de 96. Seu desenvolvimento está relacionado a hábitosalimentares e à hereditariedade.
- Qual a incidência dessa doença?
É o segundo câncer mais frequente nos Estados Unidos hoje. No Brasil não são conhecidos precisamente os números atuais; estamos numa incidência intermediária entre os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos.
Mas hoje é o câncer mais frequente dentro do aparelho digestivo. Considerava-se que esse câncer fosse exclusivo dos idosos;entretanto, esse tipo de câncer está afetando uma população cada vez mais jovem, provavelmente devido aos hábitos da população moderna. A incidência é a mesma para homem e mulheres. Na sua incidência influenciam fartores ambientais e hereditários .
- Quais são os sintomas do câncer colo-retal?
O intestino grosso é constituído fundamentalmente de três partes: cólon direito, cólon esquerdo e...
tracking img