Vias metab licas aplicadas ao futebol

448 palavras 2 páginas
Vias metabólicas aplicadas ao futebol: do clássico ao contemporâneo
Modelo sequencial de metabolismo criado nas décadas de 60 e 70 sustentou a base da Fisiologia do Exercício

O corpo humano obtém energia de praticamente duas vias metabólicas (aeróbica e anaeróbica) e cinco tipos de combustíveis (adenosina trifosfato - ATP; creatina fosfato - CP; glicose - GL; lipídeos - LP e proteínas - PR). Os que trabalham anaerobicamente são ATP, CP e GL e os que trabalham aerobicamente são GL, LP e PR (aminoácidos).
Nas décadas de 1960 e 70, criou-se um modelo sequencial de metabolismo (figura 01), o qual sustentou por um bom tempo toda a base teórica da Fisiologia do Exercício e norteou muitos modelos de prescrição de treinamento.

Por este modelo tradicional, todas as atividades, caso se iniciem com ATP, passam por CP e depois por GL anaeróbica até a fadiga. Depois, para se manter em atividade, a intensidade então é diminuída e passa-se a utilizar GL pela via aeróbica. Havendo, então, aumento da duração (>20 minutos), utiliza-se LP (20min a 60min), e se a atividade perdurar por ainda mais tempo e sem reposição de GL, passa-se a usar os aminoácidos. Com isso, foram estabelecidos os períodos de tempos onde cada substrato (combustível energético) pode ser utilizado (tabela 01).

Embora este modelo tenha sido utilizado por muitos anos, a visão mais contemporânea admite que o metabolismo só será "sequencial" se, em todas as tarefas, as intensidades forem máximas. Neste caso, a tabela 01 estaria bem representada, porém, em atividades como o futebol, que exigem esforços intermitentes, o modelo proposto por Gastin (2001) se torna mais interessante (figura 02).

Um dos primeiros estudos (Gaitanos 1993) a investigar a participação metabólica (aeróbica/anaeróbica) e energética (substratos) em atividade intermitente verificou que: em 10 tiros máximos com 6s de duração e recuperação de 30s entre cada tiro, a partir do terceiro tiro houve aumento da participação da CP e da via

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Relatorio crespo
    14401 palavras | 58 páginas
  • Fisica (calorimetria)
    141602 palavras | 567 páginas
  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas