Viana do alentejo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução ………………………………………………………………………………………………………….2
1.-O Concelho no país ………………………………………………………………………………………….3
2.- Caracterização sociodemográfica do concelho …………………………………………….8
2.1.- Análise macro-demografica ………………………………………………………………….8
2.1.1.- Volume e dinâmica populacional
(concelho e freguesias)…………………………………………………………………………8
2.1.2.-Distribuição da população no espaço
(concelho e freguesias) …………………………………………………………………………9
2.1.3.-Estruturas demográficas do concelho
(1991,2001)…………………………………………………………………………………………..10
2.1.4- Pirâmides Etárias………………………………………………………………………………….14
2.1.5- Relação de Masculinidade…………………………………………………………………….17Anexos…………………………………………………………………………………………………………………18
Conclusão…………………………………………………………………………………………………………….22
Bibliografia……………………………………………………………………………………………………………23

Introdução

No âmbito da disciplina de população e território apresenta-se o trabalho: Breve Análise Demográfica do concelho de Viana do Alentejo.
O principal objectivo deste trabalho é a analise demográfica do concelho de Viana do Alentejo, no entanto importa apresentar os objectivos específicos:
-analisar o concelho no pais, caracterizando-o a nível da sualocalização geográfica e alguns aspectos históricos;
-caracterizar a sua dinâmica demográfica, através da informação disponível nos censos de 1991 e 2001, sobre população residente, superfície geográfica, distribuição percentual, crescimento total, taxas de variação, ritmo de crescimento anual médio, taxa de crescimento anual médio;
-apresentar a distribuição da população no espaço e asestruturas demográficas.
Metodologicamente, o trabalho divide-se em dois pontos, o primeiro é a apresentação do concelho e o segundo a caracterização da sua dinâmica demográfica. Sendo as fontes de informações algumas bibliografias electrónicas.

1-O Concelho no país

O concelho de Viana do Alentejo está situado no distrito de Évora e é limitado a norte pelo município de Montemor- o- Novo, a nordestepor Évora, a leste por Portel, a sueste por Cuba e a sul por Alvito e a sudoeste e a oeste por Alcácer do sal.
O concelho de Viana do Alentejo situa-se na região do Alentejo (Nut II), no Alentejo Central (Nut III) , sendo o continente a (Nut I).

Ocupa uma área de 393,6 km2 e uma população aproximada de 5639 habitantes. O concelho está dividido em três freguesias: Viana do Alentejo, Alcáçovase Aguiar.
A freguesia de Viana do Alentejo tem uma área de 97,98 km2 e uma população de 2828 habitantes, sendo a densidade populacional de 28,9 hab/km2. Considera-se uma freguesia semi-urbana.É sede de concelho e teve grande importância na nossa história de Portugal. Acredita-se que o seu nome está ligado a uma família que vivia neste sítio “ família Meneses”, que fora os primeiros condes deViana (até havia uma lenda com a particularidade, da perda da filha desta família, que tinha o nome de Ana, que viria a ser encontrada por um pastor e logo correu a informar a família da criança “eu Vi Ana”…);
Viana foi devastada pelas incursões Mouriscas, vindo a ser repovoada em 1269, esta localidade sempre desempenhou um papel de destaque do nosso território. Em 1313, D.Diniz mandou construir ocastelo, e elevou a vila. A ocupação do seu sítio remota a época de invasão Romana na Península ibérica, o que nos leva a esta interpretação é os testemunhos arqueológicos, a partir do local da ermida de nª srª d’Aires, mais tarde, sendo os Muçulmanos os últimos invasores, deixando como característica da sua passagem a exploraçãoagrícola que viria a manter-se até as lutas da Reconquista Cristã. Os Monumentos em Viana do Alentejo de maior relevo são o castelo, o pelourinho de Viana, a capela do outeiro e o santuário de nª srª d’Aires, a fonte em todos eles verificamos o estilo gótico como predominante, no entanto também encontramos o estilo...
tracking img