Viagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Enredo
Durante a viagem em Portugal, o narrador faz divagações paralelas que o leva a centrar-se no drama de amor entre os personagens Carlos e Joaninha, a “menina dos rouxinóis”.Noromance, a menina tinha apenas a avó. Semanalmente, ela recebe a visita do Frei Dinis, que traz notícias de Carlos - seu primo integrante do grupo de D. Pedro, e filho da avó.
O frei ea senhora guardavam um segredo sobre Carlos, que depois de formado em Coimbra volta para visitar a família. No entanto, a guerra civil progredia e os constitucionalistas tomaram o poderem Lisboa. Nesta mesma época, a casa de Joaninha foi tomada por soldados realistas - grupo que Carlos integrava - que vigiavam a passagem dos constitucionais.
Em meio a isto, Joaninhae Carlos estavam escondidos. Neste momento, eles se abraçam e trocam juras de amor. Contudo, o rapaz já havia elegido Georgina como sua fidalga, ficando com a mente confusa.
Ferido, opersonagem masculino fica alojado próximo da casa de Joaninha passando a encontrarem-se inúmeras vezes. Já recomposto, ele pede para a avó que conte a verdade sobre o segredo. Então,ela revela que o Frei Dinis é pai de Carlos, que a sua mãe morreu de desgosto e, para se defender, Frei Dinis mata o pai de Joaninha e o marido da sua amante. Sabendo da verdade, Carlosparte deixando Joaninha e voltando a viver com Georgina.
O tempo passa, Carlos é nomeado barão e abandona Georgina. Sem o amor de sua vida, Joaninha enlouquece e morre. Frei Diniscuida da senhora até a morte. Neste ritmo, em meio ao romance, a viagem de Garrett por Portugal tem fim, assim como a obra. Os personagens de Viagens na Minha Terra Frei Dinis éabsolutista, enquanto Carlos representa o espírito renovador e liberal. Joaninha e Georgina representam o ideal moral da sociedade. A avó, dona Francisca, representa Portugal e a prudência....
tracking img