Viagens na minha terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
João Batista da Silva Leitão de Almeida Garret, nasceu na cidade do Porto (Portugal) em 4 de fevereiro de 1799 e faleceu em Lisboa, 1854.
Foi morar com a família nos Açores, fugindodas invasões napoleônicas e foi educado por um tio que era escritor árcade. Posteriormente, estudou direito em Coimbra. Exilou-se na Inglaterra em 1823, onde entrou em contato com osromânticos ingleses, Walter Scott e Byron. Mudou-se para a França, onde publicou Camões em 1825. No ano seguinte regressou a Portugal e dedicou-se ao jornalismo político, mas teve de exilar-se denovo, regressando a seu país em 1832, durante o desembarque das tropas liberais que tomaram o Porto. Com a vitória dos liberais, ele passou a ocupar funções públicas, dentre elas, asatividades de restauração do teatro português. Foi deputado por várias vezes, chegando a ministro dos estrangeiros. Recebeu o título de visconde.
Seus romances possuíam um forte caráterdramático. Produziu textos históricos, críticos e diplomáticos. Possuía um talento flexível para escrever, imprimindo em suas obras uma notável individualidade, elegância, originalidade eapresenta nítida convivência de estéticas: trabalhos arcádicos, como o Retrato de Vênus e a Lírica de João Mínimo, ao lado de trabalhos românticos, como Camões e D.Branca.
O Romanceiro é oresultado da coleta de romances populares, que para ele representavam a autêntica literatura portuguesa. A linguagem poética é uma das grandes inovações de Almeida Garret, que em Flores semfruto e Folhas Caídas, duas últimas obras, ele obteve grande simplicidade verbal, próxima da poesia popular.
Embora tenha se dedicado a vários gêneros literários, foi na poesia e noteatro que mais ganhou destaque. Frei Luís de Souza é considerado uma obra-prima do teatro romântico português. Até os dias atuais é um dos escritores do século XIX, mais lidos em Portugal.
tracking img