Viagens na minha terra - garret

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
· O livro Viagens na Minha Terra nos mostra uma ação encadeada, ou seja, são ordenadas por ordem cronológicas (para dar continuidade e sentido a história).
· Personagens principais: Joaninha eCarlos, protagonistas da história de amor.
· Personagem Secundária: a avó de Joaninha – D. Francisca, Frei Dinis, Georgina, Júlia.
· O narrador é participante, pois ele esta presente em todas as açõese participa dos acontecimentos.
· A história é narrada em 1º pessoa.
· Tempo: A ação decorre durante uma viagem que Garrett faz de Lisboa a Santarém, além de descrever sobre a paisagem, e suaslembranças, o leva até este romance.
· O livro pode ser considerado um romance contemporâneo.
· Apresenta muito hibridismo. (o autor gosta de “brincar” com as palavras)
· A obra é de fato real,uma viagem que Garrett fez a Santarém. (teve o cuidado de situar no tempo, além da viagem real, Garrett, explica outras viagens paralelas)
· Prosa literária portuguesa: pela mistura de estilos e degêneros, cruzamento de uma linguagem clássica ou popular, jornalística ou dramática, ressaltando a vivacidade de expressões e imagens.
· O livro nos mostra um análise da situação política e social dopaís, Frei Dinis e Carlos, apontam os pontos positivos e negativos de Portugal país, impotente, assiste a sua destruição”.

v Viagens na minha terra foi publicado nos anos de 1843 e 1846, naRevista Universal Lisbonense.
v A narrativa se desenvolve em dois planos: o primeiro é a viagem – real e simbólica – que Garrett faz até o vale de Santarém; o segundo é a novela “A Menina dos Rouxinóis”,que passa a ser contada a partir do capítulo X.
v “Estabelecendo-se a relação entre a novela e o restante da obra, observa-se que a intenção de Garrett, em Viagens na minha terra, é servir-se de umdiálogo crítico e, através dele, apontar as causas que conduziram o país a uma crise cada vez mais aguda”.
v “Instrumento para a reflexão de seu autor, as Viagens não só modernizam a prosa...
tracking img