Viagembiologica

459 palavras 2 páginas
Nascimento, infância, adolescência, fase adulta e gravidez, maturidade e velhice. A 'Viagem Fantástica' acompanha todas as etapas da vida, começando 40 semanas após a concepção. Uma célula se desenvolveu e formou um bebê prestes a vir ao mundo. Apesar de todos os seres humanos já terem passado por isso, ninguém sabe o que se sente na hora do parto. A série revela que, segundo cientistas, no momento exato, o bebê experimenta uma explosão de adrenalina ainda mais intensa do que um ataque cardíaco. E que a criança se mantém viva graças a esta força, ao ativar os pulmões para a primeira respiração da vida!

Dr. Drauzio vai então explicando o funcionamento do corpo humano, enquanto a 'Viagem Fantástica' - originalmente o documentário se chama 'A Life Inside the Living Body' - ilustra com imagens o interior do organismo. Em quatro semanas de vida, por exemplo, uma câmera com recurso infravermelho mostra o esforço para a manutenção da temperatura do corpo. Até a escolha do parceiro na idade adulta é exemplificada na série, que termina no momento da morte, detalhando o processo e explicando: "Como a vida, este é um incrível processo biológico".

Durante o apogeu do renascimento, Da Vinci, enquanto anatomista, preocupou-se com os sistemas internos do corpo humano, e enquanto artista interessou-se pelos detalhes externos da forma humana, estudando exaustivamente as suas proporções. A imagem do "homem vitruviano", feita por Da Vinci, resulta destes seus interesses pelo corpo humano. Os pensadores renascentistas viam certa perfeição matemática na forma humana. Leonardo da Vinci era um artista perfeccionista que estudava em pormenor tudo aquilo que iria representar. Assim, desde cedo começou a interessar-se pela anatomia do corpo humano, de modo a representar da melhor maneira as suas personagens. Com o passar do tempo, o estudo da anatomia humana deixou de ser um workshop para o seu trabalho para passar a ser um ramo de investigação

Relacionados