Viagem a abruzzo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Geral:

Abruzzo è una regione politica dell'Italia meridionale, con capoluogo L'Aquila. Abruzzo ha una popolazione di 1.336.341 abitanti. È diviso in quattro province: L'Aquila, Chieti, Pescara e Teramo. La regione è prevalentemente montuosa e per il restante costituita in massima parte da colline. La città piu grande è Pescara.

[pic][pic]

Relatos:

“No meu caminho de voltada minha recente aventura nas montanhas eu peguei um trem para L’Aquila, a capital de Abruzzo. Talvez você se lembre desse nome por causa das notícias – é a cidade medieval que foi devastada por um terremoto em 6 de Abril desse ano. Quase metade da população da cidade ficou desabrigada por causa do terremoto, mais de 300 pessoas morreram e em torno de 11 mil edifícios foram danificados oudestruídos. Eu esperava poder passar algumas horas na cidade dando uma olhada no impacto que o terremoto teve e então achar um lugar para almoçar e ajudar qualquer restaurante que ainda tivesse estivesse aberto.”

“Eu cheguei até a estação por volta do meio dia, que é situada no oeste da cidade, um pouco longe de mais para caminhar, quando eu entrei na estação a mulher da cabine de bilhetes fechoua janela. Eu fiquei ali fora por um pouco, eu conseguia ver que os muros de pedra da cidade haviam caído em certos lugares e agora estavam sustentados por estruturas temporárias. Dois “carabinieri” guardavam a entrada para a cidade. A mulher dos bilhetes, então, saiu de onde estava pela porta do lado e eu consegui chamar a atenção dela. Então, no meu italiano limitado, eu perguntei se havia algumtaxi por ali. Ela riu e balançou a cabeça de modo negativo. “E ônibus?”, eu perguntei. Ela deu de ombros e perguntou aonde eu estava indo. Eu disse o nome da praça principal (Il Duomo) e a mulher riu de novo enquanto pulava dentro do seu carro e então foi embora.”

“Eu fiquei por ali meia hora tentando decidir o que fazer e me aproximei dos guardas. Eu ia voltar para Roma mas os trens deL’Áquila não vão diretamente para lá, portanto precisaria pegar um ônibus. Acontece que a estação era mais ou menos 1,5 km para cima da estrada que os policiais guardavam, eles deixavam alguns carros passarem, mas a maioria eram carro de trabalho (para a reconstrução). Eu ia tentar passar para chegar a estação de ônibus e, no caminho, tentaria dar uma olhada na cidade. O policial me disse que o únicojeito era circulando L’Áquila por fora, o que daria alguns bons quilômetros. Eu perguntei sobre a cidade em si e ele disse que estava fechada. Não apenas danificada, não apenas sob construção. Não tem nada lá. “Niente” ele disse.”

“Me dei como vencido, dei uma ultima olhada para as paredes meio destruídas e virei em direção aos trilhos para pegar o próximo trem em direção a Sulmona,aonde poderia dar um jeito de chegar a Roma.”

Dan Stone – Estados Unidos



[pic][pic]

“Ricardo Freire já dizia que viagem não é aquilo que você faz visitando pontos turísticos. É aquilo que você faz no caminho entre estes pontos turísticos – incluindo todos os contratempos e surpresas que vão surgindo. Estou tentando mentalizar isso para me conformar com o fato de, logo após odia mais difícil na Itália até agora, eu ter perdido o trem para casa e estar numa cidade aparentemente desconhecida com o celular quebrado e com a fonte do notebook quebrada. ”
“O dia começou às 7h, quando parti finalmente em direção à L’Aquila, a cidade mais importante entre as destruídas pelo terremoto de segunda-feira. O acesso foi difícil, por estradas secundárias. ”
“Na cidade,os bairros mais afetados, seguem isolados pela polícia, que permite só a moradores a entrada para retirar pertences – mesmo assim com cuidado, porque qualquer coisa pode desabar. Despistei alguns dos carabinieri e me embrenhei entre os prédios destruídos. A impressão é de uma cidade fantasma e – a julgar pela quantidade de mortos que restaram entre aqueles tijolos – podemos dizer que de fato...
tracking img