Viagem missionaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de teologia.

Tema: as viagens missionárias do Aposto Paulo.

Introdução.
Primeiros Anos de Paulo
Paulo foi um devoto judeu que se tornou um dos mais importantes missionários Cristãos. Nascido em Társis, ele estudou em Jerusalém na sua juventude. Enquanto perseguia os Cristãos, ele teve a experiência do encontro com o Cristo ressureto na estrada de Damasco. Mais tarde, eleproclamou a mensagem do evangelho. Ele trabalhou por um tempo em Antioquia num dos mais importantes ministérios de evangelismo da igreja.
1ª viagem
A primeira viagem de Paulo como um Cristão missionário começou quando membros da congregação de Antioquia selecionaram a Paulo e Barnabé para levar o evangelho a novos lugares. Saindo de Antioquia, eles navegaram para Chipre, então se aventuraram pararegiões que hoje são parte da Turquia.
Atos 13:3 Os Cristãos de Antioquia fizeram um esfoço concentrado para espalhar o evangelho localmente entre os não-judeus. Com oração e impondo as mãos, alguns de Antioquia enviaram a Paulo e Barnabé para propagar o evangelho em outros lugares . Primeiro eles foram para Chipre que era a região natal de Barnabé.
Contexto:A congregação de Antioquia estava entre asmais importantes nos primeiros anos da igreja. De acordo com Atos 11:20, foi em Antioquia que os Cristãos fizeram o primeiro esforço para extender o evangelho a não-judeus. Paulo fez parte desse esforço.
Atos 13:4-5
Paulo, Barnabé e um cristão chamado João Marcos navegaram de Antioquia para Chipre. Eles desceram em Salamina, na costa oriental da ilha e falaram da Palavra de Deus em várioslugares, inclusive sinagogas.
Contexto: Chipre é a maior ilha do lado oriental do Mediterrâneo que caiu debaixo do controle romano no primeiro século d.C. Salamina era uma das maiores cidades da ilha. Chipre tinha uma significativa comunidade de judeus nos tempos de Paulo. Judeus de Chipre, que se juntaram a comunidade cristã de Antioquia, foram instrumentos para extender o evangelho aos não-judeus.Ocompanheiro de Paulo, Barnabé, foi um judeu que se tornou cristão em Jerusalém (Atos 4:36) . Depois da desavença com Paulo, Barnabé e João Marcos retornaram mais tarde para Chipre e Paulo foi para a Ásia Menor.(Atos 15:36). Atos 13:6-12.Paulo, Barnabé e João Marcos atravessaram Chipre até a cidade de Pafos. Eles receberam uma favorável recepção do administrador romano de lá, mas encontraramresistência de um judeu mágico chamado Barjesus ou Elimas. Em resposta, Paulo o feriu temporariamente com uma cegueira.
Contexto:Pafos era uma das maiores cidades de Chipre. Situada no lado leste da ilha, ela foi o centro administrativo romano para Chipre. Entre as divindades cultuadas em Pafos estava Afrodite a deusa do amor e beleza.Atos 13:13
Paulo, Barnabé e João Marcos navegaram do norte de Chipreaté a Panfília. Eles pararam rapidamente em Perge. Lá João Marcos os abandonou e retornou para Jerusalém. Por causa disso, Paulo o considerou não confiável e mais tarde se recusaria a trabalhar com ele (Atos 15:38).
Contexto:Perge era uma cidade da região da Panfília no sudeste da Ásia Menor. Possuia impressionantes portais, torres, aquedutos e prédios públicos. O estádio e o teatro contribuíampara a vida da cultura regional. Um ginásio, adornado com estátuas, foi dedicado ao imperador Cláudio. Atos 13:13-52Deixando Chipre, Paulo e Barnabé foram para Antioquia da Psídia. Paulo fez um sermão na sinagoga de lá apresentando Jesus à luz da história de Israel. Alguns foram favoráveis a mensagem, mas outros resistiram e os apóstolos partiram.
Contexto:Antioquia da Psídia foi uma cidade noque é hoje a parte oeste da Turquia central. É confundida com a Antioquia da Síria, de onde Paulo partiu. O imperador Augusto fez de Antioquia na Psídia uma colônia romana em 25 a.C. A cidade era adornada de prédios devotados ao culto do imperador. Alguns destes são mostrados acima. No meio do primeiro século d.C., diversos membros de casa imperial tinham servido como magistrados nesta cidade....
tracking img