viadaum critico

4201 palavras 17 páginas
O QUE TEM A VER ATENAS COM JERUSALÉM ?
UM ESTUDO SOBRE O DUALISMO PLATÔNICO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA TEOLOGIA CRISTÃ.

André Decotelli1
______________________________________________________________________

Ser miserável dentre os miseráveis/ Carrego em minhas células sombrias/ Antagonismos irreconciliáveis/ E as mais opostas idiossincrasias! / Muito mais cedo do que o imagináveis/ Eis-vos, minha alma, enfim, dada às bravias/ Cóleras dos dualismos implacáveis/ E à gula negra das antinomias! / Psique biforme, o Céu e o Inferno absorvo... / Criação a um tempo escura e cor-de-rosa/ Feita dos mais variáveis elementos / Ceva-se em minha carne, como um corvo, / A simultaneidade ultramonstruosa/ De todos os contrastes famulentos!2

O dualismo está presente em muitos lugares no mundo religioso e secular. Na literatura, como se observa no fragmento acima de Augusto dos Anjos, ela se expressa na angústia do poeta. A sua influência é tanta ao longo da história, principalmente na cristandade, que não se percebe facilmente a sua presença no mundo ocidental e poucos entendem realmente as suas origens. Este estudo pretende apresentar o dualismo antropológico presente no pensamento platônico, especialmente na obra Fédon, e sua sutil penetração na reflexão teológica cristã, a partir de seus primeiros pensadores.
Platão viveu nos séculos III- IV a. C. e a importância deste filósofo no pensamento ocidental é muito grande, ao que alguns inclusive, dizem ser toda a filosofia até os dias de hoje, uma nota de rodapé ao seu pensamento. 3Seus escritos eram geralmente em forma de diálogos e muitos deles narravam a vida de Sócrates, o seu mentor. Suas teorias remontam à questões sobre ética, conhecimento, política e metafísica, sendo este último, um dos mais conhecidos legados deste filósofo, com a sua Teoria das Idéias. Sua antropologia é dualista, reconhecendo o homem como corpo e alma, conforme este estudo apresenta.
Essa visão dualista não é exclusiva em Platão.

Relacionados