Viablidade na aquicultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AQUICULTURA, BENEFICIOS E CONSEQUENCIAS AMBIENTAIS

INTRODUÇÃO
A aquicultura é a arte de introduzir peixes e/ou organismos aquáticos em tanques, lagos artificiais, e em outros infra-estruturas, manipulando situações com propósito de propagar as espécies para beneficio humano. E é considerada uma alternativa para diminuir a pressão sobre os recursos naturais bem como forma de repovoamento deespécies consideradas em perigo ou em vias de extinção.
O homem depende do meio ambiente e seus recursos para sobreviver, contudo a exploração destes causa degradação ambiental, e existe uma dualidade entre exploração e conservação. Contudo as medidas curativas provam serem mas onerosos se comparadas as medidas preventivas.

OBJECTIVOS

Divulgar a importância da aquicultura com relação aobem-estar do ambiente


Disseminar a informação sobre os benefícios ambientais da aquicultura


Consciencializar os praticantes da aquicultura para os possíveis efeitos negativos da mesma


USO DA TERRA
A aquicultura e a introdução de organismos aquáticos especialmente peixes e crustáceos em lagos artificiais reservatórios e outras estruturas fixas ou flutuantes para obenéfico humano, o conceito e muito realístico quando relacionado ao uso da terra. É importante que se encorajada a pratica da aquicultura em terras marginais, ou anteriormente usada para agricultura e que devido a perda de nutrientes como consequência da lavagem dos solos foram abandonados.
O uso da áreas marginais poderá incentivar a utilização de terras abandonadas que por outra forma estariamvoltadas ao abandono acarretando assim consequências ambientais graves, como a desestabilização da estrutura do solo, facilitando assim a erosão e ravinas que é agravada com as descarga destes ao ambiente aquático por escoamento das chuvas. Em Angola coincidentemente podemos mencionar o caso especifico das Lundas Norte e Sul, e Moxico áreas potenciais para a pratica da aquicultura e que talvez devido aausência desta pratica nos deparamos com o efeito ravina de forma acentuada quica com a dinamização da aquicultura a situação vigente venha a melhorar.

QUALIDADE DA AGUA
A qualidade da água é seriamente afectada devidas as descargas de dejectos humanos, agrícolas e industriais, nos corpos de águas, que são consideradas como fontes segura de abastecimento de água aos tanques de aquicultura.
Ouso de água contaminada para a prática da aquicultura pode resultar no abandono de propriedades aquicolas devido a epidemias nos organismos cultivados, doenças estas que poderão posteriormente infectar aos humanos por intermédio do consumo ou contacto.
Vários estudos relataram incidentes da contaminação dos rios que posteriormente afectou comunidades, com epidemias de cólera na Costa do Marfim(Adingra and Guiral, 1997), e o abandono de propriedades aquicolas cheio de aguas poluídas facilitando a aparição de mosquitos, causadores de malária e que vitimou milhares no Vietname (Machintosh, 1997)

DESCARGAS DOS EFLUENTES
Os corpos de agua são virtualmente recipientes de todo o tipo de descargas domesticas, industriais o escoamento das chuvas e são estas as formas mais directas decontaminação dos corpos de aguas e através de descargas etc.,
As descargas provenientes da pratica da aquicultura contem vários resíduos químicos originários da linha de cultivo, que na altura das descarga ficam suspensos na coluna de agua absorvendo toda a quentura do ar aumentando a temperatura das aguas a, as outras ocupam o fundo dos rios diminuindo a profundidade dos mesmos causando a siltaçãodevido a grande carga de sedimentos que baixam o nível do oxigénio degradação bactéria sob alta poluição orgânica faz com que elimine a população benthica diminuindo e biodiversidade.
E portanto é importante que se controle o nível de descargas nos ecossistemas já que afectam o comportamento, a fisiologia e a anatomia dos peixes, e consequentemente afectara a saúde humana de forma directa ou...
tracking img