Viablidade na aquicultura

1704 palavras 7 páginas
AQUICULTURA, BENEFICIOS E CONSEQUENCIAS AMBIENTAIS

INTRODUÇÃO
A aquicultura é a arte de introduzir peixes e/ou organismos aquáticos em tanques, lagos artificiais, e em outros infra-estruturas, manipulando situações com propósito de propagar as espécies para beneficio humano. E é considerada uma alternativa para diminuir a pressão sobre os recursos naturais bem como forma de repovoamento de espécies consideradas em perigo ou em vias de extinção.
O homem depende do meio ambiente e seus recursos para sobreviver, contudo a exploração destes causa degradação ambiental, e existe uma dualidade entre exploração e conservação. Contudo as medidas curativas provam serem mas onerosos se comparadas as medidas preventivas.

OBJECTIVOS

Divulgar a importância da aquicultura com relação ao bem-estar do ambiente

Disseminar a informação sobre os benefícios ambientais da aquicultura

Consciencializar os praticantes da aquicultura para os possíveis efeitos negativos da mesma

USO DA TERRA
A aquicultura e a introdução de organismos aquáticos especialmente peixes e crustáceos em lagos artificiais reservatórios e outras estruturas fixas ou flutuantes para o benéfico humano, o conceito e muito realístico quando relacionado ao uso da terra. É importante que se encorajada a pratica da aquicultura em terras marginais, ou anteriormente usada para agricultura e que devido a perda de nutrientes como consequência da lavagem dos solos foram abandonados.
O uso da áreas marginais poderá incentivar a utilização de terras abandonadas que por outra forma estariam voltadas ao abandono acarretando assim consequências ambientais graves, como a desestabilização da estrutura do solo, facilitando assim a erosão e ravinas que é agravada com as descarga destes ao ambiente aquático por escoamento das chuvas. Em Angola coincidentemente podemos mencionar o caso especifico das Lundas Norte e Sul, e Moxico áreas potenciais para a pratica da aquicultura e que talvez devido

Relacionados