Viabilidade economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 96 (23999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GREICI ACCO

ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA CRIAÇÃO DE UMA CAFETERIA

Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Administração.

Orientador: Prof. Roberto Lamb

Porto Alegre 2008

2

FOLHA DE APROVAÇÃOGreici Acco

ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA CRIAÇÃO DE UMA CAFETERIA

Conceito final: Aprovado em ........ de ..........................de..........

BANCA EXAMINADORA ___________________________________ Prof. Dr. ..................................... – Instituição ___________________________________ Prof. Dr. ..................................... – Instituição___________________________________ Prof. Dr. .................................... – Instituição ___________________________________ Orientador – Prof. Dr. ............... – Instituição

3

AGRADECIMENTOS

Este trabalho representa a conclusão de uma fase da minha vida. Fase vivida com muita intensidade, dedicação, abdicação e principalmente alegria. Só me resta agradecer àqueles que estiveram ao meu ladoe vivenciaram todos os momentos dessa conquista: Aos meus pais, José Acco e Edite Maria Potrich Acco, pelo amor incondicional. Por sempre me mostrarem os verdadeiros valores da vida; por permitirem que eu tivesse liberdade nas minhas escolhas; por entenderem que a distância de casa foi inevitável para a realização de meu projeto de vida e mesmo assim conseguirem ser tão próximos. A vocês meu amoreterno e a certeza de que é em vocês que eu encontro motivação para crescer. À minha irmã Monalisa Acco, pelos quase oito anos que moramos juntas e longe de casa; por todos os momentos divididos, dificuldades ultrapassadas, brigas relevadas; pelo seu amor, apoio e carinho. À minha irmã Magali Acco, por ser o nosso bebê que cresceu sem que eu percebesse; que todas as vezes que eu ligava pra casaqueria falar comigo, só pra dizer “oi”, e eu muitas vezes correndo nem lhe dava atenção. Pelo seu amor, carinho e admiração. Ao meu namorado Aldoir Pinzkoski Filho, que há mais de seis anos me permite ser a pessoa mais feliz do mundo. Que me entende sem palavras; que não deixa de cuidar de mim um minuto sequer. Que me ama e me faz amá-lo sempre mais. Ao meu orientador Professor Roberto Lamb pelosensinamentos e por me conduzir da melhor maneira na conclusão deste trabalho. E por fim, agradeço a todos os amigos, colegas de trabalho, colegas e amigos de faculdade e todos àqueles que fizeram com que esta etapa fosse vivida da melhor maneira, com muita felicidade.

4

RESUMO

O trabalho desenvolve uma análise de viabilidade econômico-financeira para a abertura de uma cafeteria. O temasurgiu do projeto pessoal da autora em ter seu próprio negócio. Durante três semanas foram visitadas empresas do mesmo ramo de atividade onde foi possível conhecer e entender a realidade do negócio. Foi desenvolvido um Plano de Negócios para a nova empresa - Delicatesse Bistrô, onde foram detalhadas todas as características do negócio. Posteriormente, foram levantados todos os investimentosnecessários para a criação da cafeteria e detalhados os custos fixos. Através da identificação dos investimentos e custos foi possível fazer projeções de demonstrativos de resultados e fluxos de caixa para três cenários diferentes. Com os resultados das projeções foram calculados os indicadores econômicos e financeiros, utilizados para verificar a viabilidade do negócio. Verificou-se que o projeto semostra viável para os cenários esperado e otimista, projetados neste trabalho. Palavras-chave: Viabilidade. Plano de Negócios. Cafeteria.

5

LISTA DE QUADROS

Quadro 1 – Alíquotas do Simples Nacional aplicáveis ao ramo de cafeterias ......................15 Quadro 2 – Produtos ..............................................................................................................39...
tracking img