Viabilidade econômica sorvete itália

Páginas: 8 (1999 palavras) Publicado: 4 de abril de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
ESCOLA POLITÉCNICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ECONOMIA DA ENGENHARIA

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DE UMA FRANQUIA SORVETES ITÁLIA


Autores: Gabriel Vieira Marx Andrade
Gabriel Frederico Runte
MuriloTartaglia Reis
Conteúdo
I. Motivações do Artigo 3
II. Metodologia Aplicada 3
III. O Negócio de Franquias 4
IV. Vantagens e Desvantagens 5
V. Escolhendo o Objeto de Estudo 6
VI. Dados Sobre a Franquia Escolhida 7
VII. Suporte ao Franqueado 7
VIII. Informações Técnicas 8
IX. Dados Financeiros 9I. Motivações do Artigo

O presente trabalho tem por objetivo, num contexto mais amplo, aplicar os conceitos aprendidos durante a disciplina de Análise de Investimentos de forma a permitir alguma inferência acerca da viabilidade de negócios e de alternativas associadas aos mesmos. Neste sentido, especificamente, buscou-se analisar a viabilidade econômica dealgumas alternativas associadas à compra de uma franquia da rede franqueadora do ramo alimentício, a Fábrica de Sorvetes Itália Ltda., considerando possibilidades de investimento próprio e financiamento e revenda.

II. Metodologia Aplicada

A metodologia de pesquisa aplicada no artigo contou com embasamento teórico e em campo. A base teórica propiciou conhecimentos para a posterior análisedos dados recolhidos em campo tornando possível a tomada de decisão.
Como base de consulta teórica recorremos ao livro Análise de Investimentos, literatura utilizada no curso, cujos autores são Regis da Motta Rocha e Guilherme Marques Calôba, Editora Atlas, São Paulo 2009.
Para consulta em campo e aquisição de informações relativas à franquia escolhida, bem como para a execução de pesquisa demercado, comparação com outras redes franqueadoras e conseqüente escolha da Fábrica de Sorvetes Itália Ltda., recorremos aos websites das próprias franqueadoras.
A sequência do trabalho se deu conforme os seguintes passos:
A. Estudo das vantagens e desvantagens associadas ao mercado de franquias e o de negócio independente;
B. Escolha do objeto de análise;
C. Busca de informaçõesrelativas à franquia de uma unidade do Sorvete Itália;
D. Escolha das alternativas propostas para análise;
E. Análise da viabilidade econômica
F. Conclusão.

III. O Negócio de Franquias

Franquia, também conhecida como franchising comercial, é um sistema no qual o dono dos direitos de uma marca ou patente cede a um investidor o uso da mesma. Este é associado ao direito exclusivo ousemi-exclusivo da distribuição de seus produtos/serviços. Além dessas concessões, o franqueador cede ao franqueado outros direitos como o de uso de tecnologia de implantação e de administração do negócio, entre outros. Estes são feitos mediante remuneração direta ou indireta, e servem muitas vezes como um atrativo para o investidor adquirir uma franquia.
Para evitar futuras decepções, é degrande importância que o empreendedor tenha uma visão geral dos aspectos envolvendo o negócio. Para que isso não aconteça, o franqueador é obrigado a apresentar a “circular de franquia”, onde são indicadas as condições gerais do negócio jurídico. No Brasil, as franquias encontram respaldo legal na Lei 9.955, de 14 de fevereiro de 1994.

IV. Vantagens e Desvantagens

Vários fatores devem serponderados antes de se tomar uma decisão de investimento como essas. É necessária a previsão de custos com local de instalação, taxas que serão pagas ao franqueador, royalties, faturamento mensal, localidade da loja e o potencial de mercado neste local, entre outros. É importante que seja feito um estudo detalhado que auxilie o empreendedor em suas decisões.
As franquias podem possibilitar um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SORVETE ITÁLIA
  • biscoito globo e sorvete italia
  • Sorvete itália: um planejamento estratégico
  • Metricas de Comunicação
  • Viabilidade economica
  • Viabilidade economica
  • VIABILIDADE ECONOMICA
  • Viabilidade economica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!