Viabilidade económica-financeira

Páginas: 9 (2047 palavras) Publicado: 22 de abril de 2011
Capitulo I – Introdução

O carácter evolutivo das empresas passa por decisões de investir ou desinvestir, entrar em novas áreas de negócios, modernizar, expandir ou mesmo criar alianças, fusões ou aquisições. Estas decisões são de carácter estratégico, estrutural e com impacto sobre o médio e longo prazo. Adicionalmente, passam por critérios de selecção, determinados pela empresa, tendo emconsideração que envolvem recursos financeiros, humanos, materiais e tempo para a sua execução (MITHÁ, 2009.p13)
Assim ao avançar para um projecto de investimento é necessário considerar as mais diversas variáveis e opções que podem, ou não, condicionar a execução do mesmo e, ao mesmo tempo, levar ao sucesso ou fracasso do empreendimento.
Pretende-se com o presente trabalho fazer o estudo deviabilidade Sócio-Económica do caminho de ferro de Benguela “CFB”, uma vez que o âmbito da análise de investimento é tão ou mais importante pois permite que, antes da execução do investimento, se possa aferir da sua rentabilidade e do risco de envolvimento para as partes intervenientes no processo de investimento. O plano de desenvolvimento projectado para a reabilitação e modernização doCaminho-de-ferro é o de restabelecer o tráfego de passageiros e de mercadorias sem restrições, entre o Lobito e Luau. É um projecto com um investimento avaliado em cerca de 1,9 mil milhões de dólares, sendo a capacidade de passageiros/ano de 4 milhões e a previsão de mercadorias de 20 milhões de toneladas/ano (MANUAL CFB.2010).

1.1 - Objectivo Geral

 Analisar a Viabilidade Sócio-Económica do Caminho deFerro de Benguela “CFB”.

1.2 - Objectivos Específicos

 Analisar a viabilidade social do Caminho de Ferro de Benguela “CFB” com base no método dos efeitos, determinando o valor acrescentado.
 Calcular o indicador Custo-Benefício do investimento.
 Apurar o período de tempo em que se verifica o retorno do capital investido, utilizando para o efeito o indicador payback.

1.3 – ProblemaO processo de avaliação ocorre antes da concretização de um objectivo, pelo que deve ser visto como um instrumento de apoio a tomada de decisão. Se o benefício é superior ao custo do investimento, a empresa arrisca e investe. Diz-se arrisca e investe, porque o benefício se realizará num período posterior ao investimento, sendo por isso um valor esperado e enquanto valor esperado incorpora umdeterminado nível de risco, já que pode ou não realizar-se (BARROS, 2007.p19). Para que o Caminho de Ferro de Benguela possa concretizar os seus objectivos é necessário que estejam definidos na empresa instrumentos de apoio a tomada de decisão, para determinar se os benefícios futuros são superiores ao custo do investimento.
O estudo de viabilidade é um importante instrumento de apoio as actividadesda empresa, pois espelha o conjunto das situações que se prevê que venham a ocorrer após a implementação do projecto, tendo por base escolhas efectuadas pela empresa, para o figurino da sua actividade futura e as suas previsões sobre o comportamento no meio envolvente (CEBOLA, 2005.p113). Neste caso é importante saber qual é a viabilidade Sócio-Económica do Caminho de Ferro de Benguela “CFB”?1.4 – Variáveis

Independente: Reconstrução e Modernização do Caminho de Ferro de Benguela.
Dependente: Viabilidade Sócio-Económica

1.5- Relevância do Tema

Sabendo que o Caminho de Ferro de Benguela é um importante vector de desenvolvimento económico e na ligação do país com a região central e austral do continente, isto é, o Caminho de Ferro de Benguela (CFB), é uma importante viaferroviária que atravessa o território angolano desde a costa atlântica à fronteira leste. A reabertura do tráfego interno e do tráfego internacional para rede da SADC directamente à República Democrática do Congo e tão logo esteja terminado, o ramal que ligará directamente o “CFB” com a rede ferroviária da Zâmbia, irá proporcionar uma diminuição significativa dos custos da logística dos países...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de viabilidade economica financeira
  • Viabilidade de Econômica e Financeira
  • estudo de viabilidade economica e financeira
  • Estudo de viabilidade econômica e financeira
  • Viabilidade econômica e financeira de projetos
  • Estudo de viabilidade econômica e financeira
  • Viabilidade economica financeira
  • Viabilidade economica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!