Viabilidade do extrato de Equisetum giganteum Cavalinha ser usado como antioxidante na ind stria cosm tica

2460 palavras 10 páginas
Viabilidade do extrato de Equisetum giganteum (Cavalinha) ser usado como antioxidante na indústria cosmética

Ana Paula Faria Claudio

Resumo
O uso de antioxidantes naturais extraídos de ervas e plantas comuns da flora brasileira em produtos cosméticos está sendo muito divulgado atualmente, este artigo remete ao uso como antioxidante do extrato de Equisetum giganteum conhecido vulgarmente como cavalinha pelo fato de possuir em sua composição fenólica dois compostos já demonstrados como tendo capacidades antioxidantes o kaempferol e a quercetina. O E. giganteum é um fitoterápico comercialmente viável, pois seu método de extração não requer maquinas sofisticadas o seu extrato produzido em etanol ou agua contem altos índices de flavonoides potencialmente antioxidantes.

Palavras chaves: Equisetum giganteum, cavalinha, antioxidante, kaempferol, quercetina

Introdução

Cosméticos são produtos comercialmente disponíveis que são usados para melhorar a aparência da pele. Desde os anos 80, consumidores exigem produtos que efetivamente melhore e embeleze a aparência resultando no crescimento das pesquisas cientificas e desenvolvimento de produtos na indústria cosmética. O resultado tem sido mais ingredientes que podem realmente melhorar não só a aparência da pele, mas a saúde da pele também. Hoje, temos produtos que renovam, restauram e rejuvenescem — além de limpar, protegem e hidratam. Não há provavelmente nenhum maior foco de interesse atualmente do que a incorporação de vitaminas e antioxidantes em produtos de cuidados com a pele e existem muitos dados consideráveis que sugerem os benefícios de tais ingredientes em cosméticos1.
A maioria dos promissores tratamentos tópicos de envelhecimento da pele inclui ervas antioxidantes, vitaminas e extratos de suplemento alimentar, que foram amplamente aceitos para eliminar os radicais livres das células da pele e restaurar a elasticidade da pele. Na verdade, as ervas nas formulações antirrugas ou

Relacionados