Viabilidade de abertura de uma empresa

Faculdade - UPIS

Pesquisa descritiva de viabilidade de abertura de uma empresa no ramo de sorveteria com a implementação de bebidas destiladas e refrigerantes.

Fabiana França
Josiane Rosa Silva Camargo
Priscilla Ferreira da Silva
Sônia Ferreira El Harin

Professor: Felipe Louly Corrêa

Brasília - 2010

Fabiana França
Josiane Rosa Silva Camargo
Priscilla Ferreira da Silva
SôniaFerreira El Harim

Pesquisa descritiva de viabilidade de abertura de uma empresa no ramo de sorveteria com a implementação de bebidas destiladas e refrigerantes.

Trabalho apresentada à disciplina Pesquisa Mercadológica
Organizacional do curso de graduação de Administração.
Faculdade – UPIS.
Professor: Felipe Louly Corrêa

Brasília 2010INTRODUÇÃO

Atualmente as organizações estão cada vez mais tendenciosas às constantes inovações, pesquisas e investimentos em novas tecnologias; cientes disso buscam neste formato a própria sobrevivência.
Na atual conjuntura o novo cenário conduz as empresas a voltar-se para o ambiente competitivo, a fim de alcançar uma atuação sustentável de longo prazo, que é o objetivo primordial da maioria dasorganizações.
Neste sentido torna-se fundamental este estudo que tem como objetivo a abertura de uma empresa no ramo de sorveteria com o diferencial de implementação de bebidas destiladas, licores, drinks, e refrigerantes, em conjunto com o sorvete, onde será analisada a viabilidade do negócio através de um projeto de pesquisa de campo.
Os resultados da pesquisa nos levam a crer que estamos prestes alançar no mercado uma sorveteria com um diferencial que atenderá as expectativas de uma população que aprecia bebidas destiladas.
Consta no trabalho hipóteses, e justificativas para o lançamento dessa empresa.
Palavras-Chaves: Sorveteria, bebidas destiladas, novas tecnologias.



















SUMÁRIO1. INTRUDUÇÃO

1.1 Tema e delimitação do tema
A pesquisa terá como objetivo estudar a viabilidade de lançamento de uma sorveteria com a implementação de bebidas destiladas e refrigerantes, os produtos serão associados aos sorvetes de acordo com a preferência dos clientes.
A delimitação da pesquisa será geográfica, pois o sorvete é um produto consumido pela maioria dapopulação, da criança ao adulto, por isso, com uma boa estratégia de marketing é possível conquistar boa parte dos moradores da localidade (Jardim Botânico) e dos bairros vizinhos.

1.2 Contextualização
De fácil elaboração e combinação de sabores, o sorvete vem se tornando uma alternativa de negócios em franco crescimento. Segundo o SEBRAE, o consumo de sorvete no Brasil cresce a cada ano, mas aindaconcentra suas atividades no verão. O objetivo do nosso negócio é colocar algo inovador no mercado e oferecer um diferencial em produtos e serviços.

Clima de Brasília

O clima de Brasília é definido como tropical de altitude, caracterizado pelo verão com as temperaturas raramente ultrapassando os 30°C e o inverno relativamente frio, porém sabemos que a cidade tem características diferentes,podendo ser resumidos em dois períodos: de chuva e de calor intensos.
A cada dia são registradas temperaturas mais altas. Segundo o Correio Brasiliense, Janeiro de 2010, por exemplo, foi o mais quente e seco dos últimos 11 anos. O período de calor é cada vez mais intenso e mais prolongado. O sorvete além de nutritivo é uma ótima opção para hidratar o corpo e se refrescar.

Consumo de sorvete noBrasil

Um estudo da ABIS (Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes) mostra que o mercado de sorvetes no Brasil movimenta cerca de R$ 2 bilhões por ano e tem se mantido aquecido tanto em termos de venda quanto de lançamentos. Além dos sorvetes tradicionais, novos sabores estão começando a ganhar o paladar dos consumidores.
Apesar do maior índice de consumo ser no verão, a...
tracking img