vfdgfdgdf

1926 palavras 8 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE.

Aluna: Maria Paula Teixeira Delgado. Disciplina: história II
Curso:mineração Turma: 21432.1v Professora: Olívia neta.

Atividades realizadas no III bimestre

Idade média, história pré-colombiana, história da África e história do brasil.

Exercício 1: África, texto de Mia Couto.
1. Por que não existe uma África?
Resp. Porque o continente é feito de uma grande diversidade de idiomas,culturas,raças e que fazem parte do continente e são a sua riqueza. b. Segundoo moçambicano Mia couto,de que maneira a África pré-colonial é representada? Resp. Mia Couto denuncia que a história da África tem sido falsificada,com enfase no pré-colonial,onde a África é vista como um espaço intemporal,sem conflitos,disputas e encobre responsabilidade das elites locais africanas. c. O que significa considerar a escravidão e a dominação colonial de acordo com a práticas já existentes no continente africano? Rep. Enxergar uma raiz importante dos problemas da África,considerando-se a história: mãos de dentro (elite) que já praticavam a dominação,a escravidão e com isso poder enxergar a verdadeira história da África para poder entender a sua situação atual ,se identificarem com essa terra,com a sua história e planejar os próximos passos com uma postura ativa. d. Por que o autor acha que a história oficial africana esteve sujeita a muitas falsificações?
Reap. Segundo Mia Couto,a história africana foi falsificada ao longo do tempo para colocar a África numa condição de vítima,que sugere falsos inimigos,ou seja,desvia a atenção dos piores inimigos dos africanos,que são as mãos de dentro.
e. No seu entender ,a leitura que Mia Couto realiza do passado colonial no continente afriacano e das refenrencias a mericanização no presente dos jovens moçambicanos,levando-os a um afastamento das tradições e patrimonio histórico locais,podem ser utilizados

Relacionados