Vfat

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Todos os vários sistemas de arquivos são constituídos de um conjunto de estruturas lógicas que permitem ao sistema operacional organizar os dados gravados e acessá-los com a maior velocidade e confiabilidade possíveis.
Através do sistema de arquivos é que se determina o espaço utilizado no disco, além de ser o método que permite gerenciar como partes de um arquivo podem ficar‘espalhados’ no dispositivo de armazenamento, ele também determina como arquivos podem ser gravados, copiados, alterados, nomeados e até apagados.
Neste trabalho falaremos sobre o primeiro sistema de arquivos criado, o VFAT, que foi desenvolvido para funcionar com as primeiras versões do MS-DOS (sistema operacional criado pela Microsoft).

Introdução
Primeiramente vamos falar sobre a história do VFAT,bem como seu funcionamento e suas versões.
Em seguida será abordado sobre recuperação de dados, segurança, fragmentação e desfragmentação. E por fim veremos suas principais utilizações e a conclusão sobre o trabalho.

1. Sobre o FAT
FAT é a sigla para File AllocationTable (ou tabela de alocação de arquivos). O primeiro FAT surgiu em 1977, para funcionar com a primeira versão do DOS.Trata-se de um sistema que funciona através de uma espécie de tabela que contém indicações para onde estão as informações de cada arquivo.
Com o surgimento de dispositivos de armazenamento com mais capacidade e mais sofisticados, o sistema FAT foi ganhando alterações, as quais veremos mais adiante.
Isso foi necessário porque o FAT era limitado a determinada capacidade de armazenamento (tamanhomáximo de 2GB, assim, num HD de 5GB, seria necessário dividi-lo em três partições).
Esse sistema passou a ser chamado de VFAT.

2. Funcionamento
Ao trabalharmos com HDs é necessário prepará-los fazendo uma formatação física. Este processo divide os discos em trilhas (uma espécie de caminho circular) e setores (subdivisões de cada trilha, geralmente com 512 bytes). Um conjunto de trilhas recebe onome de cilindro.
A formatação física já vem de fábrica e pode ser alterada se o usuário quiser dividir o disco em partições. Depois, deve-se fazer uma formatação lógica, que nada mais é do que instalar o sistema de arquivos no dispositivo de armazenamento.
O sistema de arquivos VFAT não trabalha diretamente com cada setor, mas sim com um grupo de setores. Esse grupo é chamado de cluster (ouunidade de alocação).
EX: Um disco com setor de 512 bytes, com 5MB de tamanho, terá dez setores e cinco clusters, se cada cluster ocupar dois setores.
2.1. Tamanho de cluster
O sistema VFAT exige que cada cluster do disco seja usado somente para um único arquivo, ou seja, num mesmo cluster não pode haver informações sobre mais de um arquivo. Isso pode até parecer óbvio, porém gera um enormeproblema, o desperdício.
É importante lembrar que o tamanho do cluster deve obedecer também uma potência de 2: 2 KB, 4 KB, 8 KB, 16 KB e 32 KB, ou seja, não é possível ter cluster de 5 KB ou 7 KB, por exemplo.

3. Versões do VFAT

3.1. FAT 16
Este é o sistema de arquivos utilizado pelo MS-DOS, incluindo o DOS 7.0, e pelo Windows 95, sendo compatível também com o Windows 98. Este sistema dearquivos adota 16 bits para o endereçamento de dados, permitindo um máximo de 65526 clusters, que não podem ser maiores que 32 KB. Esta é justamente a maior limitação da FAT 16: como só podemos ter 65 mil clusters com tamanho máximo de 32 KB cada, podemos criar partições de no máximo 2GB utilizando este sistema de arquivos. Caso tenhamos um HD maior, será necessário dividi-lo em duas ou maispartições.
Em um disco de 2 GB formatado com FAT16, cada cluster possui 32 KB. Digamos que vamos gravar neste disco 10.000 arquivos de texto, cada um com apenas 300 Bytes. Como um cluster não pode conter mais do que um arquivo, cada arquivo iria ocupar um cluster inteiro, ou seja, 32 KB. No total, estes nossos 10.000 arquivos de 300 Bytes cada, ocupariam ao invés de apenas 3 MB, um total de 320 MB...
tracking img