Vetcom

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões – Laboratórios Veterinários:
1. Faça uma análise SWOT da situação atual do laboratório VETCOM. Com base em seu diagnóstico, você acredita que a fusão é uma boa decisão? Justifique suaresposta.
Análise Externa: Oportunidade – surgimento de novos canais de distribuição com as vendas online e;
Ameaça – consumidores insatisfeitos com a nova estratégia da Vetcom.
Análise Interna: Força– liderança no mercado desde 2005 e;
Fraqueza – o custo de manutenção dos escritórios fora de São Paulo extremamente alto e incompatível com o volume de vendas alcançado.
Acreditamos que a fusão sejauma boa decisão porque representa uma oportunidade, nas filiais fora de São Paulo, para neutralizar a ameaça de altos custos.
2. De acordo com o modelo de Porter, qual é a estratégia básica adotadapelo laboratório? Qual deveria ser a estratégia a partir da fusão? Justifique sua resposta.
O modelo estratégico da Vetcom, segundo a tipologia de Porter, era o custo. Ademais, baseada no enfoque, aSociedade preocupou-se em atender melhor seu alvo estratégico (clínicas veterinárias e pet-shops) do que os seus concorrentes, à medida que a intenção da mesma com a implantação do sistema de vendasonline foi poder vender para todo o território nacional. Sendo assim, verificamos que o alvo foi definido a partir da variação do canal de distribuição, qual seja, a implementação de vendas pelainternet.
Considerando que a estratégia adotada pela Vetcom não foi bem sucedida e nenhum cliente novo foi conquistado, pelo contrário, 13% dos clientes antigos ficaram extremamente insatisfeitos epassaram a comprar com outros fornecedores, a nova estratégia a partir da fusão deveria ser a diferenciação.





Uma pesquisa informal revelou que o sistema de vendas online foi considerado bomapenas para a compra de produtos já conhecidos. No caso de lançamentos os clientes preferiam ser atendidos pessoalmente por um vendedor, por não se sentirem confortáveis vendo apenas a foto e a...
tracking img